domingo, 28 de setembro de 2008

SEM PALAVRAS



A quem possa interessar

A coligação "Lavras cada vez melhor", diferentemente do anunciado pelo jornal Lavrasnews, interpelou uma ação para retirar deste blog, ao meu intender, o espaço para o debate entre leitores e partidários sobre a política local. Dr. Gilberto, ao qual tenho profundo respeito, julgou pela retirada dos comentários dos leitores. Como por diversas vezes Jussara, Possato e Cherem foram elogiados e atacados por leitores e partidários adversos, sempre julguei democrática a expressão de idéias. Lamento a notícia (?) dada pelo jornal, a qual arranhou profundamente a verdade sobre tal ação. Gostaria de ver no mesmo espaço dado à notícia, Como manda o bom jornalismo, a retratação sobre tal publicação. Em julho deste ano, recebi da prefeita, através de email, que preferi não divulgar mesmo sendo sobre o blog, uma menção que, ao meu ver, tece elogios ao espaço, sendo ele democrático e necessário para o debate segundo a prefeita. Estranhamente, através de assessores creio eu, a ação para o fechamento deste espaço foi proposta, violando ao meu ver o direito a expressão do leitor e cidadão mas entendido de forma contrária pela justiça. Segue abaixo o conteúdo do email da prefeita, que guardo com carinho até então, para que vocês leitores reflitam sobre a ação e a posição tomada pela coligação que representa a prefeita. Peço desculpas a todos. Segue a integra do email da prefeita.

"
Oi Silvajunior
Somente hoje dia 7-7 tive tempo de acessar seu blog comentando Lavras, parabéns, voce sempre dando mostra de sua competência. Muito embora alguns comentários que usando do anonimato, caluniam pessoas e falam tantas mentiras inclusive sobre minha pessoa, mas... graças a Deus vivemos num período, tão sonhado, da liberdade de expressão. Pode ter certeza que em momento algum perderia tempo de mandar assessores tomarem atitudes vividas em tempo ditatoriais. Meu sonho é outro. Peço a Deus que você tenha muito sucesso e que realize seus ideais. Eu estou muito feliz! Abraço afetuoso da
Jussara - prefeita atual e futura
"



"Uma sociedade somente poderá se declarar livre quando o cidadão puder decidir e opinar entre o sim e o não"
Silva Junior
.




Em respeito a justiça deixarei de publicar a a partir de hoje os comentários mas peço a todos que continuem postando pois, no dia 5, as 17:01, postarei a todos, já fora do período eleitoral. Obrigado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Silva Jr.
Espero que depois das eleições vc possa voltar a publicar os comentários, pautados sempre no profissionalismo que sempre teve. Infelizmente em Lavras as coisas são assim.
Mas um dia teremos um novo tempo e afinal, depois esse blog será a melhor arma contra a incompetência dos que vierem a vencer no dia 5 de outubro.
Como diz o personagem do Zorra Total, "ESSSSSSPEWRAAAA!"

Anônimo disse...

Silva Júnior, se essa "moda" pega!!!Arnaldo Jabor foi cassado da Globo por criticar certas atitudes do governo Lula.E a gente ainda acha que essas coisas não acontecem cá pro nosso lado!!!Por aqui,também,entraram(prefeito atual)com uma ação na justiça contra um cidadão de bem que tinha o desejo de se canditar a prefeito e que por "capricho" do presidente do seu partido não pode.Este mesmo cidadão escreveu uma "carta comunicando à´populaçao o porque de sua não candidatura e dando apoio ao candidato da oposição.Foi essa carta, o motivo da ação movida contra o cidadão. Estamos perdidos...CORONELISMO???DITADURA????

Anônimo disse...

caro amigo Silva JR,

esse foi, desde os anos de chumbo! o golpe mais duro na livre expressão do cidadão lavrense...
Os autores desse desiderato vão pagar muito caro por tal atitude, leviana, sem compromisso com o cidadão.
Realmente ordem judicial deve-se cumprir, mas jamais deixe-se abater, você pode tecer críticas contra a Administração Pública.
Observe as decisões do TSE:

1) "Crítica política que, embora contundente, não dá ensejo à concessão de direito de resposta. Representação que se julga improcedente.” NE: “(...) entendo que não é hipótese de direito de resposta, eis que há veiculação de notícias verdadeiras. (...)” (Ac. de 26.10.2006 na Rp no 1.309, rel. Min. Marcelo Ribeiro.)

2) "Agravo regimental. Recurso especial. Direito de resposta. Não ocorrência de veiculação por emissora de rádio de opinião contrária a candidato a reeleição para prefeito. Críticas ao desempenho do administrador. Ausência de ofensa à honra. Precedentes (acórdãos nos 20.475, rel. Min. Carlos Madeira e 21.272, rel. Min. Fernando Neves). Não caracteriza ofensa à honra nem enseja direito de resposta a opinião desfavorável de locutor de emissora que se refere ao desempenho do administrador por suas desvirtudes e equívocos. Agravo regimental improvido.” (Ac. no 21.711, de 2.9.2004, rel. Min. Carlos Velloso.)

3) "(...) Ataques aos candidatos a governo de estado e à Presidência. A orientação da Corte está assentada no sentido de que a crítica aos homens públicos, por suas desvirtudes, seus equívocos, falta de cumprimento de promessas eleitorais sobre projetos, revelando a posição do partido diante dos problemas apontados, por mais ácida que seja, não enseja direito de resposta (precedentes: REspe no 20.480, de 27.9.2002, Rp no 381, de 13.8.2002). Representação julgada improcedente.” (Ac. no 588, de 21.10.2002, rel. Min. Caputo Bastos.)

GOSTARIA QUE EM NOME DA DEMOCRACIA VOCE INSERISSE ESSAS DECISÕES DO TSE NO SEU COMENTÁRIO.

ESSA TESE DESCABIDA DOS AUTORES DE QUE ESSE ESPAÇO É BEM PÚBLICO DE USO COMUM DO POVO NÃO PODE PROSPERAR. SE ASSIM FOR CONSIDERADO, OS POLÍCITOS NÃO PODERIAM TAMBÉM UTILIZAR DOS "CORREIOS" EMPRESA ESTATAL, PARA ENVIAR CARTAS AOS CIDADÃOS EXPRESSANDO SUA OPINIÃO CONTRA PESSOAS PÚBLICAS E INCLUISVE PEDINDO VOTO, O QUE AQUI NUNCA ACONTECEU. NÃO HOUVE NENHUMA PROPAPANDA IRREGULAR AQUI DE QUALQUER CANDIDATO.

ACHO QUE OS AUTORES VÃO RECEBER A RESPOSTA NO DIA 5 DE OUTUBRO!!!


ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Socooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrro Silva JR. 1964 está de volta???? Foi o pior período de nossas vidas. por favor, faça alguma coisa para mudar isso. Tenho certeza que você pode. Conte conosco! Elês podem ter ganho esta batalha, mas a guerra não vão ganhar nunca. Força e sucesso!!!