quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CHAPISCO RECUA, FAZ ACORDO E VAI TER QUE RECONSTRUIR RUA "QUE NÃO EXISTIA"





A AUDIÊNCIA



A audiência realizada para decidir o desfecho da obra da Câmara teve um resultado, no mínimo, inesperado.  Acompanhado do assessor jurídico Antônio Hamilton e de um advogado de um escritório de Belo Horizonte, o presidente da Câmara chegou atrasado a audiência que iria definir a situação da obra. Com a presença de todos que assinaram a Ação Civil, Dr. Núbio de Oliveira, acompanhado do representante do Ministério Público, Dr. Eduardo, a audiência teve inicio  e alguns aspectos técnicos do processo foram debatidos. Em seguida, o juiz perguntou se não haveria a possibilidade de um acordo. Dr. Núbio em conversa com as partes pediu ponderação devido a alegação de que a rua existente não existiria. Dr. Núbio afirmou que ele próprio já teria passado pela rua e verificado a sua existência. Os autores da Ação chegaram a uma proposta de acordo, pedindo o reparo e reconstrução da via, oque de imediato foi rejeitado pelo presidente da Câmara, Chapisco.  Os advogados se reuniram com o presidente durante alguns minutos e, talvez motivados pelas palavras do juiz em relação a existência da rua e ao risco de Chapisco ter que ressarcir o que fora gasto do próprio bolso, preferiram evitar a sentença e convenceram Chapisco a aceitar a proposta de acordo. O presidente da Câmara terá que reconstruir a rua que passava por trás da Câmara com largura mínima de 5 metros, sem contar os passeios, observando o plano diretor(?) da cidade. O acordo à fórceps caiu como uma bomba nas pretensões do presidente. O projeto original terá que ser refeito e o espaço será reduzido drasticamente, além do acréscimo do valor da obra para a reconstrução da rua, que segundo chapisco não existia, e que foi destruída para cavar o buraco que seria utilizado para construir o estacionamento privativo dos vereadores.

EXEMPLO


Ao final, o juiz Dr. Núbio de Oliveira e o promotor de Justiça, Dr. Eduardo, parabenizaram os autores que assinaram a Ação Pública. Segundo o juiz Dr. Núbio,  o que cada um fez ao assumir uma causa pública foi um exemplo de exercício de cidadania e que a sociedade de Lavras estava de parabéns por ter representantes preocupados com a coisa pública. Nos corredores, os proponentes, em conjunto com o advogado Négis Rodarte, deram as mãos e agradeceram pela vitória conseguida e ressaltaram a fala de alguns de que a luta seria inglória. Segundo eles, a vitória conseguida é um exemplo para cada um lavrense e que demonstra o papel do cidadão de bem que olha para os anseios da sociedade. Antônio, um dos autores chegou a chorar de emoção pela vitória alcançada.

BATE BOCA


Ao final, após a assinatura do acordo, o presidente da Câmara, visivelmente nervoso, bateu boca com o advogado Negis Rodarte que representa os autores da Ação. Chapisco se dirigiu ao advogado em tom desafiador. O advogado que acompanhava o presidente teve que intervir e segurar Chapisco. Dr. Negis Rodarte retrucou a ação pedindo ao presidente “ponderação em seus atos”. O acordo prevê que obra seja retomada com a devida reconstrução da via pública, que pertencia a todos nós, e foi destruída pela obra da Câmara. Entre mortos e feridos, a bandeira da vitória foi erguida pelos autores da Ação Popular.



Audiência entre as partes da Ação Civil.


        
       Dr. Núbio de Oliveira.



Chapisco assina o acordo para reconstrução da rua "que não existia".




Com dedo em riste e visivelmente nervoso devido ao resultado,
Chapisco bate boca com Dr. Négis Rodarte ao final da audiência.


Autores da Ação rezam e agradecem pela vitória alcançada.


      





54 comentários:

Anônimo disse...

NÃO CONCORDO.QUEREMOS A PRAÇA. NADA DE CÂMARA.SE VÃO CONSTRUIR PARA MIM FOI DERROTA. O POVO DEVERIA IMPEDIR DE CONSTRUIR A CÂMARA LÁ.DERROTA PARA O POVO SIM.
TODOS SAIRAM PERDENDO E PRINCIPALMENTE O POVO QUE PODERIA TER AQUELE ESPAÇO.

Lavrense disse...

O Dr. Marcos deveria entrar com um Projeto de Lei do Ficha Limpa na Camara a exemplo do que foi aprovado hoje em BH.O prefeito ou melhor a Prefeita não precisa aprovar, pois em BH o Mário Lacerdanão precisou.Por favor Dr. Marcos, pegue o Projeto em BH e adapte para Lavras URGENTEMENTE.
Obrigado
Lavrense

Sou do povo disse...

O Chapiscus tomou de novo na orelha. Não sei quantas vezes ele perdeu ao recorrer da ação e terá que devolver a rua ao povo. Essa ação mostra como a sociedade lavrense está organizada e as pesssoas mais consciente de suas responsabildiades. Agora a fotos dele com o dedo em riste demonstra todo o nervosismo e destempero desse homem que confunde as coisas públicas com as pessoais. Sua hora tá chegando Chapiscus

Anônimo disse...

LAVRENSE

Gostaria de parabenizar os autores da ação populAR. ESSES REALMENTE DESEJAM O BEM DA CIDADE SEM QUALQUE INTERESSE. O FECHAMENTO DAQUELA RUA ERA UM ABSURDO. DESONESTIDADE FOI FALAR QUE ELA NAÕ EXISTIA. FALTA DE VERGONHA NA CARA.

Lavrense em Glória disse...

Enquanto o derrotado Chapiscúzinho tentava enfrentar o Ilustre Advogado Dr. Negis, o Gladiador (adevogado silvio pança) demonstrava um ar de sarcasmo (ver foto) mas os dias dos dois estão contados, a história de Lavras será dividida em duas epocas antes de 2012 e depois de 2012 (com a surra que o Dr. Marcos Cherem vai dar nessa turma de sangue sugas).

Anônimo disse...

VALEU E MUITO ESSA AÇÃO POPULAR!! PARABÉNS DR. NÚBIO E DR. EDUARDO!! O POVO SEMPRE VAI VENCER!!SÓ DE SABER QUE O PANÇA ESTEVE LÁ E LEVOU FERRO JÁ TÁ VALENDO!! QUERO VER OS PRÓXIMOS PROCESSOS DESTA VÊZ CONTRA A JU...RUBÉBA! SERÁ QUE O PANÇA TEM BALA??? VAMOS VER SE É "DR." KKKKKKKKKK!!!!!! PARABÉNS SILVÃO!!! SEMPRE CHEGA NA FRENTE!! VIVA LAVRAS!!! SEREMOS AINDA UM LUGAR "LIMPO" DE SE VIVER!!!!

Anônimo disse...

quem é aquele gordo que está rindo assim na cara do dr evandro/foto n 4/ele é inimigo dele ...

Anônimo disse...

BRILHANTE DR. NEGIS!! COMO SEMPRE INPECÁVEL!! LAVRAS AGRADEÇE!!! O REIZINHO CHAPISCUZINHO SE ESTREPOU!! ELE E O PANÇA!! PARÁBENS AO MINISTÉRIO PÚBLICO, JÁ ESTAVAMOS ACHANDO QUE EM LAVRAS OS POLÍTICOS FICARIAM POR CIMA ETERNAMENTE!! VALEU!!! MUITO OBRIGADO!!!

Maria disse...

Vamos pensar os fatos e decidir quem ganhou mais: quem ganhou uma rua de 5 metros ou quem ganhou o espaço para uma construção como a NOVA CÂMARA MUNICIPAL DE LAVRAS, que propiciará aos lavrenses uma apresentação digna de sua grandiosidade, como na maioria da cidades desenvolvidas? Espero que o autor APROVE meu comentário, pois é impossível até agora não terem postado nenhum?

Reboco disse...

Boa, Silvão!

Quer apostar comigo que esse blog "vai bombar" nos 400 mil acessos até domingo??? Quer apostar??? kkkkkkk

Já mandei cópia do link do COMENTANDO LAVRAS para algumas emissoras de TV... Vamos ver em qual vai aparecer... Até rimou rsrsrs

Reboco (parente longe do "amigo" Chapisco)

morador da rua disse...

silvão! o chapisco tava soltando foguete dentro do buraco hj a tarde! ele ta loco!!! ou sera que ele ta comemorando o fim do buraco ja que ele vai ter que tampar pra reconstruir a rua?!!!!kkkkkkkkkkkkk

parabens pelas fotos e vc ajudou a derrubar mais um tijolinho dessa obra. Será que ele vai fazer no mesmo lugar ou vai querer mudar agora?!? afinal de contas nao vai ter muio espaço pra obra del ne?!

valewwwww

Anônimo disse...

por que acabou com a expo lavras?uma festa tão bonita.

Anônimo disse...

NINGUÉM AINDA INVESTIGOU OS 50 MIL QUE VAI PARA O CENTRO VIVA VIDA?

Anônimo disse...

ESTUDANTE DE DIREITO DISSE

PO ESSA LIMINAR NAO IA CAIR EM UMA SEMANA. DUROU MAIS DE UM ANO E MEIO. E AGORA TERA QUE DEVOLVER UM PEDAÇO DA RUA SENAO IA DURAR MAIS, ALEM DE REFAZER O PROJETO. PARABENS AUTORES DA AÇÃO POPULAR E SEU ADVOGADO, DR. NEGIS, MENINO DE CARATER E COMPETENTE, ISSO É INEGAVEL.
QUE O CHAQPISCO TENHA MAIS CONSCIENCIA NA HORA DE DECIDIR ALGUMA COISA POR LAVRAS

Zé Rios disse...

Os verdadeiros derrotados são os que queriam a Praça Santo Antônio, o movimento não era SOS PARAÇA SANTO ANTÔNIO?????
Agora vão ter um "beco" de 5 metros. E os "bobocas" ainda se dizem vencedores.
Só mesmo em Lavras para acontecer isso.

Anônimo disse...

Palhaçada, vai ser gasto mais dinheiro público pra fazer o corredor da cracolandia de Lavras, onde a prostituição e as drogas vão governar. a Rua vai ajudar a afogar o transito da avenida principal, que é o real problema.
E Rezar, como se Deus não tivesse o que fazer pra prestar atenção nessa palhaçada. Vitoria pessoal de quem quiz aparecer, perda pra cidade que deve chorar o novo ponto de venda de drogas e prostituição.

ANDRE LUIZ disse...

So em Lavras pra ter politiquinhos igual ao CHUVISCO E CIA LTDA,que os LAVRENSES não tenham MEMORIA CURTA e em 2012 corrijam com os VOTOS nas urnas o que está errado.Parabéns a todos por esta conquista,mostrando ao JUVISCO E CIA LTDA que LAVRAS ainda tem um fio de esperança......que venha 2012 para mudanças.

José Elpídio disse...

Acho que já está passando da hora de gente com esse sanguessuga Xapisco sair da Câmara. Quem ele acha que é para bater o dedo na cara de alguém?
Sai pra lá capachão da Jussara!

Anônimo disse...

Desse jeito, melhor SERIA reformar a antinga Câmara...

QUEM É O BARRIGUDO? disse...

QUEM É O BARRIGUDO SORRIDENTE DURANTE A BRIGA DO CHAPISCU?

Anônimo disse...

S.O.S Praça Santo Antonio disse:

Assinei um manifesto a favor de uma praça no centro da cidade. Não assinei nenhum manifesto para ter uma rua sem nome. Me sinto traído, como todos nós otários que assinamos o que pensavamos que era sério.
Já que ganhamos uma rua sem nome, sugiro um concurso para dar nome a esta rua.

Desiludido da Silva.

O Coringa disse...

“No Brasil o errado que é o certo!” Cafunga (ex-goleiro do Galo).

A ação popular impetrada pelo Dr. Negis Rodarte ( o grande vencedor)dizia que:
1- Existia uma praça no local da construção!
2- Foram cortadas árvores indevidamente!
3- Que o prédio da Câmara era tombado pelo patrimônio histórico!
4- E que havia irregularidades na licitação da obra!
5- E que o trânsito seria prejudicado naquele local

O advogado mentor da defesa Dr. Silvio Cesar (o grande perdedor) conseguiu que:
1- O prédio será construído no local (na praça)!
2- As árvores foram cortadas com autorização!
3- O prédio construído nos anos 50 não era tombado!
4- No parecer do MP estadual a licitação está correta!

Quanta a rua proposta pelo Juiz da primeira vara Dr. Núbio será de bom proveito para o trânsito no local!

Silva Júnior há muito tempo deixei de fazer postagens em seu blog (pela sua parcialidade), mas nesse caso não poderia me calar. Afinal foi a vitória do bom senso e do resto dos 85.000(oitenta e cinco mil),90.42% dos habitantes de Lavras que não assinaram o abaixo assinado.

Abraço e bom fim de semana!

Padre de Corredor disse...

Vejamos:

O Movimento era "S.O.S Praça Santo Antonio;
O Objetivo era reconstrução de uma praça que nunca existiu, ficou comprovado q ela realmente nao existiu.
Chapisco brilhantemente conseguiu que o Poder Legislativo conseguisse uma sede de acordo com o que a cidade merece.
Quem realmete ganhou essa batalha?
O Chapiscoe o povo lavrense que?
Ou os 7 homens que conseguiram mais ponto de dorgas e prostituição em nossa cidade?
Alias, vai aq sugestoes para o nome dessa rua:
1. Rua da Maçonaria
2.Rua Ariádne

e outra sugestão, ja que nossa cidade vai acontecer a parada do orgulho gay, a concentração pode ser naquele local...

leitor disse...

silvao investiga ai que aquele tal de cesar bos......ta foi contratado pela prfeita pra atacar vc e o dr mqarcos com o irmao.... ele vai ganhar 2 pila pra isso....investiga...

Anônimo disse...

Vitória de Piro.
Ficou pior do que a emenda.
Os moradores daquele local vão se arrepender rapidinho dessa maluquice.
Vão construir um beco para os drogados, para os fumantes de crack.
Se eu fosse morador naquele local, entreva com um processo contra esse pessoal que criou esse abaixo-assinado.
A construção, como estava prevista, iria valorizar e muito todo local. E ainda teria uma ótima iluminação e segurança.
Agora terão o "Beco do Crack" em homenagem a Maçonaria lavrense.

Anônimo disse...

o estado democratico de direito prevaleceu. o povo tem poder. todo poder emana do povo. os politicos nao podem fazer o que bem entedem. parabens aos autores da ação popular. hoje sabemos a força do povo contra o poder publico. parabens ao novo promotor. parabens ao juiz

Anônimo disse...

o lavrense

gente segurança cabe ao poder publico. obrigação do poder publico fiscalizar as ruas da cidade. o pior cego e aquele que nao quer enxergar

Anônimo disse...

DERROTA GRANDE. ISTO FOI O QUE OS AUTORES DA AÇÃO GANHOU.
SE VÃO CONSTRUIR A CÂMARA NAQUELE LOCAL, COMO PODE SE DIZER VENCEDORES.ISTO É UMA FORMA DE AGIR PARA NÃO PARECER DERROTADOS.EU QUERIA UMA VERDADEIRA PRAÇA NO LOCAL.VERGONHA PARA ESSATURMA QUE ASSINOU O MANIFESTO.ADVOGADO FRACO

Anônimo disse...

minha gente

o importante de tudo isso foi a lição para nossos governantes. concordo com o anonimo que disse que segurança e obrigação do poder publico. e que hoje o povo sabe que tem meio para questionar o politico. parabens aos auotores da ação popular pela coragem. não se omititam criticar agora e facil. no mais acho que e inveja

Anônimo disse...

SE CONSTRUÍSEM UMA PRAÇA LÁ SERIA PRAÇA DA CERÂMICA DE TANTO MACONHEIRO, BECO, RUA, TANTO FAZ AI PASSARÁ A SER PROBLEMA DA POLÍCIA!! O IMPORTANTE É QUE A CÂMARA FARAÔNICA NÃO SERA CONSTRUÍDA. E O BARRIGUDO QUE APARECE RINDO É O FAMOSO "PANÇA" OU O STRESSADO "GLADIADOR" GENTE DE POUCOS AMIGOS E BRAÇO DIREITO DA JURUBÉBA!! PRESIDENTE DO PSDB EM LAVRAS, TA ACABANDO COM A MULÉ! GENTE DE POUCOS AMIGOS! EU EM!!!

Anônimo disse...

realista

parabens aos autores da ação popular. o coriga naõ falou dos agravos que a camara entrou e perdeu, e com advogado de belo horizonte. sera porque? não so politico e não torci para ninguem mas que foi um lição foi

Anônimo disse...

Padre de Corredor disse...

Bem feito quem mandou vcs deixarem destruir uma rua e um predio semi novo.

Anônimo disse...

ali nunca foi praça, sempre foi um local de perdiçao , agora com a construçao da camara ficara um ambiente mais agradavel.DIMAS

Anônimo disse...

Viva SANTO ANTONIO!!!!!! VIVAAAAAAAAAAAAAAAA!!!


VOU TE ROGAR UMA PRAGA VC NÃO GANHA MAIS ELEIÇÕES.

E CD O PASSEIO NO CODIGO DE POSTURA DE OBRAS NÃO PODEM USAR TODO O PASSEIO COM TAPUME???

Anônimo disse...

MEU FILHO DROGA GENERALIZOU NUM TEM MAIS LUGAR TA TUDO PESTIADO, COLOQUEM POLICIAMENTO AI


VIVA SANTO ANTONIOOOOOOOOO, SUA CASA IA FICAR APERTADA ESCONDIDA, SEM QUERMECE.

SANTO FORTE OHHHHHHHHHHHHHHH!!!

Anônimo disse...

Filha de Lavras,
Eu acho que apesar dos pesares foi uma vitória sim!
Conseguimos mostrar que a união faz a força, o que nos falta é mais união para garantir nossos direitos e cobrar os deveres dos nossos representantes, que aliás... só usam esse poder em seu próprio benefício!
NÃO VAMOS DESISTIR, O POVO É QUE DECIDE O QUE FAZER! COM CERTEZA TEREMOS DIAS MELHORES...

JGGoulart disse...

Só mesmo em Lavras essa terrinha provinciana (conforme disse o Zuza)
que o errado é certo, que o derrotado é vitorioso. Como pode ser democrática uma ação onde apenas 10% da população assina um documento pedindo o final da obra. Vamos deixar de hipocrisia, de usar pessoas como massa de manobra politica, que sirva de lição aos que encabeçaram a tal ação.

Anônimo disse...

Valeu ação popular. Livre de mandos e desmandos. Ficara sempre na lembrança esse movimento. Me arrependo de não ter participado ativamente. Quem critica e invejo ou omisso

Ex vereador de Lavras disse...

As pessoas da Ação Popular queriam impedir a constução da Câmara e não uma Rua.Perderam feio.Agora liberar a Construção com condicionantes de construção de Rua foi o fim da picada, pois Rua de 5m além de servir para drogados, vai prejudicar uma área que poderia desafogar os estacionamentos de carros principalmente os dos usuários da futura câmara.Para mim ou se fazia a Praça(da qual sou adepto) ou se se deveria construir a câmara sem esta Rua.Quem realmente perdeu foi mais uma vez o povo.Perdeu novo estacionamento e um local aprazível, principalmente para amenizar o sofrimento nos óbitos de familiares no velório anexo.Respeitamos a Douta decisão do Juiz, mas lamento a construção de ruas inclusive que fere o Código deObras do Município.Então se vai fazer uma Rua com 5 metros, que se rasgue a Lei do Município que não permite Rua com largura inferior a 7 metros.Não irei me identificar , para não polemizar mais o assunto, principalmente com meu nome, pois já estou aposentado e quero agora no meu resto de anos mais qualidade de vida para mim, meus familiares e os lavrenses.
Muito obrigado por este espaço e parabenizo-lhe por poder aqui expressar minha opinião.

CABO ELEITORAL disse...

CHAPISCO 2012, VEM AI! SE ELE CONSEGUIU DERROTAR OS CHERENS NESSA AÇÃO DA CÂMARA, NAS ELEIÇÕES É UMA BARBADA!

INDIGNADA disse...

Em Lavras vale tudo, vale tudo pra quem manda, mas nada pra quem trabalha. Novidade na Educação, a tal secretaria tão "bondosa" q sempre da um jeitinho de ser a dona da casinha de chocolate da historinha de Joâo e Maria, esta semana se superou "arranjou" um cargo de SUPERVISOR

Anônimo disse...

Tudo um bando de interesseiros, querendo aparecer. Tem muita jogada política por trás dos dois lados. Agora, quem vai pagar a conta dos prejuízos e pela adequação da nova sede da câmara? Com certeza o otário do povo, que pouco conhece das manobras e interesses políticos de bastidores. Politiquismo que atrasa o progresso! "VIva Lavras".

O Coringa disse...

1- Banco do Povo, perdeu!
2- ACIL, perdeu!
3- Construção da nova Câmara, perdeu!

Tem um ditado Árabe que diz:
Quando o cavalo ganha a primeira é sorte.
Quando ganha a segunda é coincidência.
Mas quando ganha a terceira, pode apostar no cavalo!

Em 2012 a Jussara leva mais essa!

Silvio, não o Castro, filho disse...

Uma palhaçada essa coisa da construção da sede nova da Câmara. Se o poder legislativo de Lavras nos trouxesse orgulho, poderia ser construído onde fosse o prédio. Mas com essa roubalheira toda de gasolina, gastos fabricados, falta de ação em cima dos desmandos do poder executivo e outras cositas más, o ideal era que eles fossem despachar nos bancos do jardim ,porque ai pelo menos ficariam debaixo dos olhares da população e o recurso que gastariam poderia ir para investimentos na educação.

Filhote do SJ... rsrsrs disse...

Parabéns Cacildooo... Seu blog contribuiu e muito para que tudo isso se tornasse realidade para nós lavrenses.. Apesar do Chapisco aparecer na TVU dizendo coisas como se fosse bom para todos os lavrenses, mas na verdade todos nós estamos vendo agora que ele está perdendo para o povo...

Alias.. a Jussara disse na vitória dela na penúltima campanha que o povo que venceu e que o povo iria governar a cidade....

É certo que estamos brigando e muito para querer a nossa vontade... mas aos poucos vamos ganhando...

Parabéns pelo seu excelente trabalho e vamos que vamos pois temos muito que brigar até o ano que vem!! rsrs

kkkkkkkkkk disse...

silvão! advinha quem é o novo contratado da prefeitura de lavars??!!! te dou um doce se vc acertar!! agora tá tudo explicado!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk

ve ai !!!

http://www.lavras.mg.gov.br/wp-content/uploads/2010/12/dom_193_16_08_20111.pdf

incredulo disse...

bandido cheira bandido mesmo. Que vergonha Jussara.

Anônimo disse...

OHWWWWW NÃOOOOOOOOOOOO

O SONHO DO SILVA JR...CARGO DE ASSESSOR...FOI PARA O CONCORRENTE CESAR MORI...hahahahahahahaha

E SILVÃO..PERDEU MANÉ!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Cuidados políticos hj o povo sabe que pode ir na justiça. Tomara que vire moda. Valeu a iniciativa dessas pesarias e a coragem e competência do Dr. Negis

Anônimo disse...

Adorei a sugestão do nome da rua ser Rua dos Maçons, aliás, depois de tanto trabalho para Lavras ter uma rua, merecem este nome.
Continuo me sentindo traido pelos vitoriosos da ação popular, aliás, aqui em Sarval tudo é diferente:
fariseu reza e se posta de apóstolo.
Político irresponsável é o melhor... e assim vai...
Desiludido da Silva Junior.

Dificil ser lavrense disse...

Cria vergonha...A única vitoria que os simpatizantes da ação pública tiveram foi uma ruinha de 5metros de largura.Desde quando 9 mil assinaturas valem por uma população inteira? Onde isso pode ser vitória? Essa Tribuna de Lavras também já esta debaixo do balaio, já tomou partido. Pouca vergonha....

Lucinha disse...

O que tem haver essas coisas que o Coringa falou com a campanha de 2012?

Pé gelado disse...

O bom que a Tribuna é a maior pé fria em eleiçoes. quem a tribuna apoiar no ano que vem, certamente, irá levar chumbo nas asas. entao familia chere, pode colocar as barbas de molho que a derrota é certa. kkkkkk

O Coringa disse...

Lucinha quem era Presidente do Banco do Povo? Caio!

Lucinha quem era Presidente da ACIL? Caio!

Lucinha quem estava por trás da ação popular da construção da Câmara? Cherens!

Lucinha o Caio Márcio Goulart é Assessor de quem? Do Luiz Fábio Cherem!

Lucinha está claro?