sexta-feira, 21 de outubro de 2011

EXCLUSIVO: CÂMARA PODERÁ MANTER 10 VEREADORES




O período de filiações partidárias terminou no último dia 7 de outubro. Com as filiações, partidos definiram quem poderá se candidatar no ano que vem a cargos eletivos tais como vereador, vice prefeito e prefeito.  Com números de filiados crescentes, os partidos em Lavras ganharam corpo e novas siglas, lideranças e prováveis candidatos para a disputa do ano que vem de olho nas cadeiras do legislativo lavrense, que poderá sair de 10 para 17  na próxima legislatura. Mas é bom os candidatos irem colocando a barba de molho, principalmente aqueles que não têm mandato e nem mesmo partidos em suas mãos.

O projeto

O vereador Ênnio Mendes de Siqueira (PMDB) até a alguns dias líder da prefeita Jussara Menicucci, entrou com uma emenda ao artigo 20 da lei orgânica do município. O projeto do vereador Ênnio Mendes foi protocolado na câmara no último dia 20 de outubro deverá buscar a assinatura de mais 4 vereadores para conseguir ser sancionado pela casa legislativa em Lavras e poderá manter somente as 10 cadeiras hoje existente. O custo dos gastos com os vereadores é de 4,5% do recurso repassado pelo governo ao município. Caso o numero de vereadores aumente para 17, o valor a ser repassado para a câmara não irá aumentar ou diminuir, ou seja, o dinheiro a ser utilizado  para despesas com pessoal, serviços e custeio será o mesmo.


Seria uma armadilha?

O projeto, com viés aparentemente popular, pode contar armadilhas para os novos postulantes ao cargo de vereador em Lavras. Como uma boa parte dos partidos com vereadores eleitos compõem hoje a base da prefeita e já contam com vereadores assentados no legislativo, boa parte deles detêm a direção de partidos e, através da ajuda da prefeita, poderão compor coligações que irão favorecer as suas reeleições em 2012, praticamente mantendo a base da prefeita na câmara no próximo corpo legislativo a ser eleito. Caso a tese descrita aqui se confirme, a base que estaria sendo montada pela oposição, hoje encabeçada pelo vereador Marcos Cherem, poderia encontrar um trabalho maior com a redução de cadeiras. Já a situação de Jussara Menicucci poderá ser diferente. Com as 10 cadeiras, caso consiga eleger sua maioria na câmara, 5 vereadores, a prefeita, ao deixar o cargo, poderia deixar instalada uma oposição, caso o futuro ocupante do Palácio não seja seu candidato, e até mesmo ter mais facilidade de ter suas contas aprovadas pela Câmara. No caso de não aprovação, a prefeita pode ficar inelegível.


O resumo

Caso se confirme a manutenção das 10 cadeiras, privilegiando os atuais vereadores que hoje cumprem mandato e tem poder nos respectivos partidos, aqueles que se filiaram as siglas que comporão a base a ser montada por Jussara Menicucci, poderão, eleitoralmente, nadar e morrer na praia, ajudando a eleger aqueles vereadores que compõem a atual base da prefeita na câmara em Lavras. O projeto do vereador Ênnio Mendes, dará entrada na pauta da câmara na próxima segunda feira.

12 comentários:

sem partido disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a turma da juju tomou !!!!!!!!!! beeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmm feito!!! agora que estao debaixo do balaio dela vão se fe....rrar!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

esse enio é um demagogo,, o cara não sabe nen a hora que esta com fome , credo em cruz....

Anônimo disse...

Com 10 ou 17 vereadores o valor a ser repassado para a câmara pela prefeitura não irá aumentar ou diminuir.

Com um número menor de vereadores é bem mais fácil do executivo comprar e...... controlar.

E tem mais.
O salarinho (R$7000,00) do demagogo traíra do PMDB, Ênnio Mendes, não vai diminuir.

$ei o que ele pen$a disse...

Para onde é que o Ennio tá olhando na foto Silva Jr? Que pose é essa Ennio?
Esse é o tipo de projeto cheio de politicagem, demagógico.
Até acho que 10 vereadores é o suficiente, mas se 17 não aumenta os gastos, o $alário de cada um dos edis deve diminuir. Então dá para ver onde é que o velho lobo do mar Ennio quer chegar.
Com menos gente para dividir o bolo ($$$) o pedaço é maior não é Ennio?

Zé Rios disse...

A Lei Organica de Lavras já foi alterada deste 2009, passando para 17 o número de vereadores. Como já falta menos de um ano para as eleições, não dá mais para fazer alterações para vigorar na próxima eleição. Portanto o que o Ennio vai fazer é pura demagogia.

Analisando os fatos! disse...

Esse Enio é um babaca, vi um elogio que ele fez no facebook, na página do marcos Cherém com relação a mais um ganho do HVM..Gostaria de Vê-lo falar isso em público na reunião...Medroso que só!!!

Esses dias , vendo a reunião da Cãmara, o xapiscus deu ao sr Antonio Carlos Vieira um diploma de honra ao mérito, se n me engano, o diploma foi esse...
Mas, apenas uma perguntinha:
Esse Antonio Carlos Vieira não seria um ACV que foi secretário, ou algo do tipo do Lavras Prev q que desviou pra sua conta bancária particular, cerca de 50 mil reais??? Aliás, no que deu isso? ele deixou a secretaria, mas devolveu o dinheiro?
Em caso afirmativo, que bom!!!!
Só aqui msm em Lavras acontece de receber esse tipo de prêmio por tal comportamento!!! Eita!!!!
Xapiscus, olha ao seu redor e veja pessoas que merecem também ganhar esse título..
E, por falar em xapiscus, e q deu o caso de sua esposa gastar uma aula inteira falando mal de pessoas contrárias A administração?

Hoje , na TL, primeira página, um caminhão caiu num desses milhares e milhares de buracos espalhados pela cidade!!! Ainda bem q foi um caminhão da PM. A desculpa sempre é a chuva, mas todo ano é assim e olha q tivemos períodos muito quentes....

Que seja 10, 17, 19, 20 vereadores, o que precisamos é tirar essa corja lá de dentro...não fazem nada, so ganham pra falar aquilo que vai ajudá-los e não ao povo que os elegeu...
Precisamos ter gente nessa posição que faça a sua obrigação como vereador e não repetir o que esses circences( as renio~es são um verddeiro circo) fazem...
Preferível ficarem calados e ganharem o seu dinheiro facin, do que ficar lá justificando o injustificável...

Tenho é pena da Prefeita, sozinha e nem os tais vereadores sabem convencer o povo de alguma coisa!

Anônimo disse...

Esse velhinho lá da zona norte é louco e sempre foi demagogo! Está querendo é aparecer! Ele mesmo já votou pra ser 17 - O QUE É UMA VERGONHA - não precisava nem de 9. ainda mais destes que estão lá! O povo é que tinha de mandar nesta questão! Vereador não teria que ser REPRESENTANTE DO POVO? PAGO PELO POVO! Então o povo é que deve decidir quantos devem ser e quem deve ser! E quanto devem ganhar!Acorda povo de Lavras! Acaba de vez com esta sem vergonhice!

Pedro disse...

Esse Ennio é esperto! Ele não quer que o seu salário diminua na próxima eleição, pois já é quase certeza que o povo(estúpido) de Lavras vai eleger ele novamente, assim como Chapisco, Duti e Anderson.

Já tá na hora de dar um basta nessas oligarquias! Seja com 10 ou 17 vereadores.

cesinha disse...

vejam so oque o mais novo funcionario da jussara escreveu minha gente. se ele pensa assim sobre o diretor do sebrae ela tb deve pensar nao e mesmo? eu nao cri qd li.

http://www.lavras24horas.com.br/portal/depois-de-ter-um-sebrae-ativo-em-lavras-a-cidade-pode-enfim-perder-o-que-conquistou-para-varginha-por-cesar-mori-junior

Anônimo disse...

eta gente burrinha!!!!!

zumbi disse...

diz o aurelio
EXCLUSIVO

que é único
um produto exclusivo

Essa noticia nao eh so sua silva, portanto nao eh exclusivo, para com essa mania de achar que tudo seu eh exclusivo porque nao e.

Socorro !!! Polícia!!!! disse...

Se a Polícia não der um jeito no Cruzeiro do Sul, o bairro vai acabar virando a Favela do Alemão Lavrense. A PM tem que ser mais presente no bairro. E não só ir lá quando é acionada.