sábado, 9 de junho de 2012

PRÓXIMO DA LARGADA




Divulgada hoje pela Tribuna de Lavras, a pesquisa assinada pelo Instituto Ver mexeu com os ânimos de eleitores e principalmente da classe politica da cidade. Os números apresentados, , desculpem pelo trocadilho pobre, ao meu ver, mostram algumas surpresas e outras nem tanto quanto ao quadro eleitoral.

Afeito a pesquisas eleitorais (estou em uma maratona pelo sul de Minas com mais de 30 cidades a serem pesquisadas  – uma propagandazinha não faz mal a ninguém!!) analisei os dados e, creio eu, fazem jus ao quadro atual em Lavras.

Sob meu ponto de vista, surpresas e convicções fizeram parte dos dados apresentados e, sob minha ótica (que não quer dizer a verdade absoluta de nada) vou tecer alguns comentários sobre eles. O texto será apresentado em duas partes para não ficar grande demais:

MARCOS CHEREM

Avalizado pelo trabalho feito na bancada quase solitária da oposição na câmara e de forma quase profissional, arregimenta admiração até mesmo pela oposição e críticas ferrenhas de quem está do outro lado, ou  seja, quem tem benefícios diretos e indiretos por parte da prefeita Jussara Menicucci.

Com uma habilidade cirúrgica, destrincha casos entranhados sob tecidos, em tese, superprotegidos e vulneráveis da atual administração. O vereador com isso arregimenta eleitores descontentes a muitos que se sentiram enganados pela prefeita por inúmeros casos denunciados e que ganharam até a mídia nacional e hoje estão sub-judice, com o viés popular negativo pró prefeita.

Com o aumento da rejeição da atuação pessoal de Jussara Menicucci, o vereador Marcos Cherem e seu trabalho considerado pelo público, favorável e contrário, como sério e bem feito, ganhou a confiança do eleitor e arregimenta hoje, partindo das classes profissionais, formadores de opinião e uma parte considerável da periferia, uma aceitação até bem pouco tempo atrás considerada somente imaginável, mas diante dos números apresentados, chega hoje, segundo o Instituto contrato, aos 49% de intenção de voto pelo eleitor.

Apostando numa chapa puro sangue e sem adesões de políticos “de carreira”, o médico e vereador, sob a benção do irmão deputado, sutura tecidos nunca antes imaginado na politica local e aposta numa candidatura limpa, sem nomes com desgastes políticos e com fácil tramitação. Riscos podem conter na  cirurgia política experimental. Mas riscos fazem parte da profissão e do cargo a que ele almeja.

Há que se ter uma dose considerável de analgésico, paciência e medir, com o andar da operação politica, dos riscos que dela possam advir. Com o bisturi nas mãos e com números até então positivos, o médico vereador, no próximo dia 30, começará sua inédita operação política-experimental com chances de sucesso. Na mesa, o paciente é o eleitor. Tudo dependerá da habilidade do cirurgião e de suas convicções.


DEHON TRATORES

Oriundo de uma articulação política realizada a 4 mãos, o empresário da construção pesada chega à primeira pesquisa com um número até então considerável na intenção de votos, 13%, levando-se em consideração a forma prematura de sua pré-candidatura e considerado pelos “originais” do PT em Lavras como “estranho no ninho” petista.

Dehon, que ganhou apoio público da prefeita para se lançar candidato, contando ela com o fracionamento do eleitorado de Marcos Cherem para com isso ampliar o leque de possibilidades de transferência de votos e crescimento para Silas Pereira dentro do seu próprio ninho para com isso cumprir o “Acordo Tiradentes” proposto ao filho de Silas no afã de manter-se viva perante o governador e a possibilidades futuras junto a Anastasia, não descartando uma futura candidatura a Assembleia de Minas, sente que pode sim ser candidato com alguma chance e, diante dos números, ganhará um folego amais para então se decidar como candidato ou não.

Nos bastidores haveriam conversas de composição mas agora, diante dos números que foram publicados, poderão recolocar Dehon na cabeceira da mesa com um copo d’água na mão e mais vontade de participar da eleição na condição de não ser apenas um coadjuvante.

CAP, em tese, seu mentor político após a puxada de tapete partidária de 2010 sofrida por Dehon para o próprio empresário-midas, analisa os próximos passos a serem dados pelo empresário e que, a reboque e sem mostrar o rosto, hoje movimenta a sigla do PT através da escolha do empresário removedor de terras, que removeu um candidato pré-lançado pelo partido vermelho mas que sucumbiu aos afagos do empresário e antes inimigo da classe trabalhista, e desaterra quem tenta se aliar a base de resistência da máquina que opera no terreno partidário e que, através de contratos, traz consigo aqueles que tomaram o terreno (partido). 


Dehon Tratores causa uma certa surpresa positiva mas seu rumo, ainda não  totalmente definido,  passará, quase obrigatoriamente, por uma ordem de serviço a ser emitida pelo QG da Venerando Pereira e, segundo fontes internas, será quem “assinará” o contrato a ser cumprido pelo empresário candidato. Já o partido dos trabalhadores deverá ficar com a responsabilidade de manter o canteiro de obras e seus empregados empenhados em fortalecer as estacas do partido e, como se diz na linguagem da construção, “tocar a obra”, por mais estranho que seja “o projeto”.

Continua....

32 comentários:

O questionador disse...

Que instituto é este? que credibilidade tem? lembre-se que fabio cherem contratou um tal instituto nexus de BH que o colocava na frente na pesquisa para prefeito. Jussara colocou quase 8 mil votos de frente.

Aposto que esta fraude eleitoral é criação do senhor Cacildo, maior bandido que Lavras já teve o desprazer de ver.

Vamos esperar outubro, para novamente ver quem vai ganhar. No grito sua quadrilha não leva.

Ainda bem...... disse...

Ainda bem que quem fez a pesquisa nao foi a MDA.Esta empresa agora etotalmente familiar,pois seus socios foram embora,e como se diz na praca Augusto Silva,agora alem das pesquisas vai cuidar do dinheiro
da campanha tucana,pois o chefe e cunhado do candidato Silas.....
Vamos ter cuidado com as pesquisas gerados pela MDA!

SILVA JUNIOR disse...

Caro O questionador.

Lamento lhe informar que este Instituto não é meu. O meu,alias,jamais errou qualquer pesquisa que tenha feito. So em 2008 foram 21 e todas elas acertadas "na pinta". Em relação a ganhar no grito, creio eu que vossa senhoria esteja enganado. Não sou candidato a nada portanto não irei ganhar nada. Em relação a quadrilhas e bandidos, sugiro vossa senhoria imprimir os processos aos quais estão respondendo e comprar com os meus. NÃO ACHARÁ nenhum relativo a desvio de verbas públicas, gastos em shopping, desvio de diárias entre outros. Creio eu que quem está metido em quadrilha não seja eu e quem acusa está na beirinha de responder pelo crime entao atribuido a mim. Tenha cuidado!

abraços....

Eu voto no Cherem disse...

Na época do CAP a atual prefeita era a nossa esperança de melhores condições de trabalho e um fim dos abusos e desmandos da maioria dos cargos de confiança da época... mas passado algum tempo notamos que pouca coisa mudou... ou melhor, a situação piorou e muito.... cargos criados e distribuídos à vontade (na maioria dos casos a pessoa não têm capacidade técnica para exercer a função e nem é preciso... o cargo é só para ganhar um dinheirinho a mais, nada é cobrado da pessoa que ocupa a função) gratificações, contratados em lugar de concursados e por aí a fora e sem falar dos equipamentos que já contam com mais de 10 anos e funcionam a base de remendos e outras gambiarras... é por essas e por tantas outras coisas que eu voto no Cherem...

Jussara (outra) disse...

Grito? Que grito?
Em 2010 o mesmo Instituto Ver falou que Fábio Cherem seria eleito deputado e ninguém do palácio acreditou, você lembra?
Não tem grito, o que dá prestigio ao grupo Cherem é a falta de grito...
Marcos Cherem mal menciona o nome da prefeita, refere-se a ela como a Chefe do Executivo, Fábio Cherem nunca mencionou o nome de um adversário em campanha.
O que eles fazem é mostrar suas propostas, que a liderança deles em suas famílias, negócios, ações filantropicas que deram tão certo podem também dar certo na gestão política.
A cidade tá querendo outra coisa, prova disso é a eleição do Fábio.

Lavras vai mudar, porque quer mudar. Candidato apoiado pelo Cap ou apoiado pela Jussara não é mudança, é continuísmo.

Em 7 de outubro vamos deixar o passado para trás e seguir adiante.
Adeus passado!!!!

Parabéns, Silva, parabéns Tribuna.

PS. A Jussara tem a mesma pesquisa feita pela MDA, porque ela não publica?

Anônimo disse...

Ixeeeeeeeeeeeeeeee, estão tremendo na base e agora vão começar a atacar, como é do feitio dela e deles, seus puxa sacos..
Aceitem a realidade..crua e nua...

Jose Antônio da Silva disse...

Estou certo que Dr. Marcos vai ganhar.Agora ele não vai fazer maioria na câmara, porém os vereadores futuros eleitos(sendo que os atuais 6 são certos derelegerem) irão virar folha.Isto historicamente tem acontecido em Lavras:Exemplos são o Chapisco, Daniel, Duti, Anderson, etc.Estacerteza dará tranquilidade ao Dr. Marcos.
Gosto até do Silas, mas não irá ter meu voto por causa da turma que irá continuar por lá e que não corresponderam em seus postos.Pessoas que não citarei os nomes mas que a sociedade lavrense conhecem muitissimo bem.

Anônimo disse...

REALMENTE PESQUISA MUITO ESTRANHA MESMO! POUCO ENTREVISTADOS, 400, E CLÓVIS CORREA COM SOMENTE 1,3% O QUE DARIA POUCO MAIS DE 800 VOTOS, ISTO NÃO ESTA CERTO, PMDB EM LAVRAS PARTE COM NO MÍNIMO 6.000 VOTOS E MDA AGORA É FAMILIAR E INTERESSA, PERDEU A CREDIBILIDADE!!

Anônimo disse...

Está difícil de votar:
. Cherem – a remota possibilidade dele usar a prefeitura/cargo para beneficiar a Construtora o torna inapto;
. Dheon – idem anterior;
. Silas – continuísmo;
. João Batista – João SÓ das águas, mais nada;
. Clóvis – hein, quem mesmo?
O Dr. Hugo Júnior seria um bom candidato.
Outros nomes não merecem comentários.
Acorda gente. Não tem candidato.

Anônimo disse...

http://www.institutover.com.br/
BHtrans, Caixa Econômica Federal, Ministério da Saúde, instituto com pouca credibilidade eim ?!
A pesquisa simplesmente reflete o anseio do lavrense pelo fim de escândalos e por alguém que realmente trabalhe.
Que chegue 07 de Outubro !

Anônimo disse...

É REALMENTE ACHO QUE ESSE INSTITUTO DE PESQUISAS ERROU, SÓ 49,5% PARA O DR. MARCOS CHEREM???? SÓ AQUI NA MINHA RUA DAS PESQUISAS QUE FAZEMOS BOCA A BOCA, A CADA 20 MORADORES O HOMEM TEM 18 A FAVOR E DOIS MANDAM OS POLÍTICOS A ##**&*$##@**!!! DEMOCRACIA É ISSO, O POVO QUER NOVIDADE, O NOVO, JÁ ESTAMOS SARADOS DOS DINOSSAUROS E PSEUDOS CANDIDATOS! PREPAREM-SE DIA 07 DE OUTUBRO VEM AI!!(PARA NOSSA ALEGRIA)MUDA LAVRAS! MAIS MUDE PARA MELHOR! ASSIM SERÁ!!!

Anônimo disse...

OI SILVA E AS PESQUISAS PARA VEREADORES CD ELAS


NOS QUEREMOS SABER...

Anônimo disse...

SILVA J MEU VEREADOR VC SABE QUEM E É O LILA , NÃO POSSO FAZER NADA MANDA SEU POVO FICAR NA DELE JÁ FALEI E NÃO MUDO, POÇO ATE PERDER O EMPREGO MAS VOU VIRAR FUNCIONARIO PUBLICO ADEUS CHERENS...

CientistA PolíticA disse...

CientistA políticA

Olá,
Os resultados da pesquisa divulgada, a meu ver, estão corretos.

É importante entretanto ressaltar para um fato muito importante:

1 - Marcos é o mais conhecido, um pouco acima de Dehon e João Batista e bem na frente de Silas e Cóvis. Isto é fato
2 - Esta diferença grande no grau de conhecimento influencia o percentual de intenção de voto, que retrata apenas o momento. Alguém conhecido por apenas, vamos supor, 30% não terá mais do isso na intenção de voto. Isto também é fato.
3 - Desta forma os números só tomarão forma após bom tempo de campanha, quando todos se tornarem conhecidos e com suas propostas na mesa. Isto é fato
4 - No meu entendimento:
Marcos: Está no seu teto e será difícil subir de percentual. A tendência é cair.
Dehon: Já é bastante conhecido e está com pouco percentual. Tendência de manter até a eleição.
Silas: Muito pouco conhecido, aparece com percentual baixo, mas com forte tendência de crescimento em função do aumento do seu grau de conhecimento que com certeza vai acontecer.
Clóvis: Sem a menor chance de crescimento, mesmo não sendo conhecido por quase ninguém.
FATO. Silas vai crescer e Marcos vai cair.
DÚVIDA. Será que passa?? Minha aposta é que não.

oobrigada pelo espaço

LAVRENSE disse...

CHOOOOOORAAAAAAA POLITICALHA. DIA 7 VEM AÍ. CHEGA DESSA MESMICE. MARCOS CHEREM NA CABEÇA, DEHON/CAP E SILAS/JURUBEBA NO FUNDO DO POÇO. FINALMENTE UM PREFEITO QUE SE DÁ BEM COM UM DEPUTADO DA CIDADE, COMO VARGINHA, POÇOS, POUSO ALEGRE E ATÉ CAMPO BELO JÁ TEM. LAVRAS AGORA COM CHANCE DE MELHORAR. SE MARCOS CHEREM FOR UMA DECEPÇÃO COMO ESSES OUTROS, NUNCA MAIS VOTO EM NINGUÉM.

Anônimo disse...

O mais engraçado desta eleição foi a Prefeita não preparar o seu candidato e agora querer descer o Sr. Silas guela a baixo como se decidisse tudo. A MDA a esta altura do campeonato já deve ter informado ao Sr. Silas que ele não emplaca e que a Prefeita não consegue transferir votos.Por falta de opções vou mesmo de Dr. Marcos que é o melhor deles.Recado ao Sr. Silas com Anastasia ou sem vc vai fazer papel de paiaço.

MINEIRINHO... disse...

LAVRAS VAI FICAR NA MESMA,SEJA QUEM FOR O PREFEITO,PRECISAMOS E PESSOAS SERIAS,HONESTAS E NADA DE FAVORZINHOS POLITICOS.PESQUISA AJUDA,MAS NÃO GANHA ELEIÇÃO,ENTAO O NEGOCIO E VOTAR SERIO.VIVA LAVRAS E SUAS "MANOBRAS" ELEITOREIRAS....

Anônimo disse...

anonimo disse:
o eleitor lavrense esta conciente e sabe da importancia de uma mudança no executivo independentemente de pesquisas; porem e bom lembrarmos que sera necessario uma mudança radical no nosso legislativo,uma renovaçao total,chega de ilusoes e promessas sem fundamentos.
falei e disse.

Anônimo disse...

Concurso pra Câmara sim,para TV não,pois ela ainda está em fase de regulamentação,talvez daqui á 4 anos,o promotor tem que analiz ar isso.

Nao sou bobo disse...

Silva Junior,
Esse instituto seria o mesmo que voce faz as pesquisas por quase 30 cidades mineiras como voce mesmo disse? qual a credibilidade? Tooodo mundo sabe que voce trabal;ho pros Cherens.

Anônimo disse...

Engraçado que a pesquisa não colocou um candidato do PDT, no caso CAP ou João Batista. Marcos em um cenário real não passa de 30% e pior, ele tem rejeição alta. Quem acredita na própria mentira é burro demais!

O próprio Tide diz aos 4 cantos da cidade que achou péssima a estratégia do PSDem sair isolado. um tiro no pé!

Abraços SJ e seja imparcial e publique meu post.

Anônimo disse...

APOPULÇÃO TEM QUE mudar votar nos antigos vereadres jamais,,,,

Anônimo disse...

É, DR. MARCOS SÓ DEVE TOMAR CUIDADO COM AS "MÁS COMPANHIAS" QUE ANDAM SE "PINDURANDO" NA SUA ABA, VEJAM AS REUNIÕES DA CÃMARA E FICA NÍTIDO AS DUAS FIGURINHAS ILUSTRES TENTANDO FAZER O QUANTO PODEM PARA DAR APOIO INCONDICIONAL E PEDINDO REGIME DE URGÊNCIA EM TUDO QUE O DR. MARCOS EXPÕE......TUDO PARA TENTAR SE MANTER NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.....O POVO NÃO É BESTA NÃO, E SABE MUITO BEM QUE OS DOIS ILUSTRES COLEGAS EDIS ERAM A FAVOR DA PREFEITA E COM O PASSAR DO TEMPO, PELA ACEITAÇÃO DO POVO A FAVOR DO DR. MARCOS ESSES DOIS VIRARAM A CASACA! ABRE O OLHO DR. MARCOS! SAI DA MINHA ABA SAI PRÁ LÁ!!!!!

SILVA JUNIOR disse...

Caro Não sou bobo.

ledo engano. Faço pesquisas de 2008,e diga-se de passagem, até hoje com 100% de acerto (os clientes sabem disso!). Portanto, trabalho com pesquisas ha muito tempo e ja fiz trabalhos para varios prefeitos e politicos (aos quais me reservo o direito de omití-los por uma questão profissional), inclusive de Lavras! Lembro ainda que a firma está devidamente registrada nso orgãos competentes! portanto, creio eu que sua afirmação não tem fundamento.

abraços...

SILVA JUNIOR disse...

Caro Não sou bobo.

ledo engano. Faço pesquisas de 2008,e diga-se de passagem, até hoje com 100% de acerto (os clientes sabem disso!). Portanto, trabalho com pesquisas ha muito tempo e ja fiz trabalhos para varios prefeitos e politicos (aos quais me reservo o direito de omití-los por uma questão profissional), inclusive de Lavras! Lembro ainda que a firma está devidamente registrada nso orgãos competentes! portanto, creio eu que sua afirmação não tem fundamento.

abraços...

Anônimo disse...

o SILVA COMO TEM VEREADOR , PREOCUPADO COM A CAMPANHAS DOS OUTRoS E ESQUEçE A DELE, POR ISSO LEVA FERRO EM TUDO QUE FAZ NA VIDA , É DIGNO DE DÓ , FICA POSTANDO COISAS EM NOMES DE TERCEIROS QUE VERGONHA,/;.

Anônimo disse...

Ontem o sr. Marcos Cherem foi descascado pelo assessor do meio ambiente. parecia uma menininha assustada. vai ver quando enfrentar o competente silas nos debates. kkkk

O que notei na reunião de ontem... disse...

E aí DR. "Fazido", que vergonha, vc, estudado, usando esse termo, que acho que nem o garção usaria....aff

Na reunião de ontem , só o Marcos cherém falou...será que os outros n entenderam o assunto, n leram o projeto, ou é falta de capacidade msm...ou , pior das hipóteses...MEDO....
Ainda bem que temos o |Marcos cherém pra questionar e fazer com que tds nós entendamos, pq , claro que ele sabe, mas ilustra pra o povo com fatos concretos; não fosse ele, tudo ja estaria aprovado, aliás, nem precisaria mandar pra câmara. ja saída da PM aprovado, só ia pra camara pra "constar"...
Em Varginha , um projeto que levou UM ANO pra ser estudado, analisado e aprovado, a JUJU, quer que seja aprovado a toque de cx, com o é td que se envia ..manda hoje e é pra ontem....

Será q a JUJU assistiu, ou mandou o Marcos Ipatinga, ou o Cesar mori assistir a fala de promotor ontem na reunião...Que vergonha pra vc, sra prefeita...muitas das coisas que poderiam ter avanços significativos , ficou na mesmice, ou seja, n deu um passo a frente, mas pra isso, nem o xapiscus teve coragem de questionar, defender...
Fiquei com vergonha pra ela, com 8 anos de mandato, tudo tá na mesma!
Foi tipo um puxãozinho de orelha, delicado e sutil..Pra um bom entendedor, meia palavra basta...

Temos que ter um prefeito tipo o Marc os cherem, serio, honesto, sem rabo preso com ninguém, que olha pelas causas do povo, inteligente, entende, lê, analisa e entende o que lê..e junto com um deputado, Lavras vai melhorar e muito, o restante dos candidatos é td continuismo....

E vc xapiscus, vê se se posiciona, a cada prefeito, ele é o melhor que existe...foi isso, na época da juju de antigamente, foi na época do CAP, foi na época do joão das águas, afinal, quem é o melhor pra vc, cara vc é adulto, independente, pai de famia, um homem precisa ter postura...vamos ver de que lado vc estará ano que vemmmmm...gravei e ano que vem , ouço de novo, o que esse cara vai falar, isso se for reeleito...
Toma tento, ou vc gosta de viver na saia dos administradores....

Anônimo disse...

PIOR É TER QUE AGUENTAR OS SANGUE

SUGAS QUE A JURUSSAURA EFETIVOU!

M A R C U T A I A

Anônimo disse...

Enquanto isso em um núcleo escolar da zona norte dirigido por uma pessoa que pensa que o mundo gira em torno dela as coisas começam a ganhar sentido,ou será perder o sentido?É minha cara,o fim está próximo!Tem quem diga que ela já está virando a casaca,a exemplo do que fez no governo Cap.,dizem que ela vai trair a Jujuba e trabalhar pro Chechem já de olho em uma vaguinhas para 2013.E olha que quem me contou isso é uma pessoa bem informada.

Anônimo disse...

Esse pessoal da Prefeitura está lá já faz 8 anos e até hoje não regularizou este LIXAO.Que incompetencia.Publica que o aeroporto esta liberado, mas com a quantidade de urubus no Lixao é impossível a aeronáutica liberar.Se regularizar o lixao muita gente sairia da Prefeitura, então eles preferem ficar empurrando com a barriga para não ser demitido.Esse Rogerio tomou um baile do Dr. Marcos e se complicou tremendamente.O Cara competente esse Dr. Marcos.Ficou de boca aberta mde sua inteligencia

Detonaram a LP ... disse...

Ouvi agora a pouco na reprise da reunião da cãmara,( foi dito pelo sr. que acompanhou o Sivio Cesar e uma outra advogada ) Jesus....será que ouvi direito? mas ouvi sim....
Estão assentados???

Aí vai...a nova pérola.....

"Talvez eu não tenha me "FAZIDO" entender....
Os homi e as mulher...pira...