domingo, 26 de maio de 2013

AS PRÓXIMAS FASES DO JOGO





CLIMA POLÍTICO

Desde o anúncio da cassação do prefeito Marcos Cherem pelo Juiz Rodrigo Mello, com base em denúncias feitas pela coligação derrotada de Silas Costa Pereira, o clima de ansiedade e dúvida é disseminado por partidários da ex prefeita e paira sobre a cidade.

Setores essenciais e a própria prefeitura vivem um clima de instabilidade devido ao “terrorismo especulatório” que vem sendo alardeado por aqueles que almejam uma vaga futura, como já ocorreu no passado recente, onde muitos obtiveram guarida sob a folha da ex-prefeita. 

Diante do espelho político embaçado pela fumaça do não reconhecimento das urnas, o cidadão que acompanhou de perto e conhece a história da cidade, vê com olhos de incredulidade o desenho no quadro político.

A CASSAÇÃO

A cassação, baseada em conjecturas que, ao meu ver, quase que fantasiosas, feitas pela coligação do candidato da prefeita trouxe um clima de incerteza e apreensão por parte do eleitorado e do meio político. 

Nos bastidores, mesmo de forma velada, a investidura contra o resultado das urnas é considerada como uma apelação ao tapetão para com isso não reconhecer a vontade do povo, neste caso, em tese, explicitada nas urnas. 

Além disso, vale lembrar que, nunca antes na história deste país, conforme pesquisa no Google pela expressão: “jornalista tem direitos políticos cassados”, nunca houve uma decisão como a que fora prolatada contra mim e contra o diretor do Jornal Tribuna de Lavras, José Eduardo Gomide, onde em 1ª instancia e já em fase de recurso, tivemos nossos direitos políticos cassados, sem nunca ter sido contestado por qualquer matéria ou artigo publicado por quem quer que seja.

Ressalto ainda que, a revista carta Capital, responsável pela divulgação do artigo e de documentos que ligam Silas ao escândalo do “mensalão mineiro” (nunca houve menção ao escândalo do mensalão do PT e ao candidato Silas, a não ser o nome do mesmo operador do esquema, Marcos Valério) sequer foi arrolada no processo ou foi recolhida por divulgar a matéria que envolveu até mesmo um Ministro do Supremo Tribunal Federal. O Ministro é Gilmar Mendes, o qual descobriu que um certo advogado lavrense poderia ter atuado em seu, digamos, “escritório” em Brasília.


A SUSPEIÇÃO

Diante da cassação de Marcos Cherem em primeira instância, por acreditar o então prefeito que reiteradas decisões contrárias já vinham sendo emanadas, foi ajuizada uma ação de suspeição contra o juiz, para com isso dar conhecimento ao Tribunal do que considerava “estranhas” as decisões contrárias proferidas em seu desfavor.

O Tribunal, como já esperado em relação a pedidos da mesma origem devido a dificuldade objetiva e subjetiva de se provar tal animus neste sentido, não deu provimento ao pedido. Agora, desimpedido, restam duas ações para que o Juiz eleitoral possa ainda julgar.

AS AÇÕES

Uma delas, além de argumentações partidárias da coligação de Silas, chama a atenção pelo seu objeto. O presidente da Câmara, Marcos Possato, segundo comentários de correligionários da prefeita Jussara e Silas na rede social, fartamente disseminadas no próprio Facebook há dias, já teria 

contra si uma sentença pronta de cassação devido a compartilhamentos feitos na época de campanha política na rede social, feitos por suas irmãs, o que levou a coligação de Silas a acreditar que tais compartilhamentos prejudicaram o seu candidato. Estranho. 

Daí pergunto: E as que foram feitas contra os outros candidatos por partidários de Silas também na rede social? Teriam prejudicado os demais candidatos? Na rede social, na época da campanha, haviam centenas delas espalhadas por perfis reais e falsos, mas não foram objeto de provas contra o candidato ou por quem quer que seja.

A outra ação a ser julgada tem como base a prestação de contas de Marcos Cherem que foi aprovada sem ressalvas. Segundo a denúncia da coligação de Silas, o número de contratos feitos alterou o resultado das urnas.Segundo dados obtidos, entre prestadores de serviços, equipe de rua, de pesquisa interna, colaboradores e equipe de mobilização, foram aproximadamente 600 contratações ao longo de toda campanha e declaradas à justiça eleitoral. 

Já a coligação de Silas, em sua prestação de contas, declarou que gastou a mais do que Marcos Cherem aproximadamente R$ 100 mil, e, estranhamente, ao todo, apenas 6 pessoas teriam sido contratadas para trabalharem na referida campanha. 

Quem se lembra do período eleitoral e da movimentação nas principais ruas da cidade com carros de som, meninas com bandeiras e trabalho de porta em porta, no mínimo, vai coçar a cabeça ao imaginar como aquilo tudo aconteceu com tão poucas pessoas trabalhando. Seriam abnegados? Desprovidos de interesse, trabalhando pela “causa”. 

Sem afirmar nada, tenho lá minhas desconfianças em relação aos números.

RODA A ROLETA

Com o cenário político-jurídico incerto e levando em consideração a linha de pensamento adotada pelo Juiz em seu livre convencimento para julgar as ações assim como a última que decidiu, segundo dados recebidos e tidos como confiáveis, é previsível que novas cassações ocorram nos próximos dias. Mas nos bastidores agora cresce ainda mais outra vontade do grupo de Jussara: “Ele (Marcos) não pode renunciar!”.

Um passarinho em fase de troca de penas amarelas por verdes azul e branca me disse que as especulações em torno da renúncia poderia ser apenas uma tática para que o prefeito viesse a público assumir que não renunciaria. Como isso não aconteceu, o grupo que quer voltar ao poder já sabe que se houver uma renúncia a lei eleitoral, smj, prevê que uma nova eleição terá que ser realizada.

Caso isso aconteça, Jussara, agora abraçada com CAP, estaria fora do jogo e com uma carga de R$ 50 milhões de dívidas deixadas na PML, e ambos, Jussara & CAP, neste momento, jurídicamente fora do páreo eleitoral . 

Neste cenário, poucos agentes poderiam estar habilitados para uma nova  “campanha expressa”, e a coisa poderia degringolar, se é que me entendem. 

Portanto, os próximos dias serão de apreensão, decisões e novos apontamentos em caso de novas estratégias a serem adotadas no jogo.

Quem joga a próxima carta na mesa política?  Quem faz o próximo movimento no tabuleiro “enxadrinhado” da política? O jogo político obrigará os jogadores a mostrarem as cartas, players e estratégias. Os próximos dias mostrarão.

18 comentários:

Anônimo disse...

CARO SILVA JR, AO LER SUA POSTAGEM ME LEMBREI QUE NA ÉPOCA DA CAMPANHA, QUE AS JUSSARETES (E NÃO SILARETES, PORQUE SEMPRE PAIROU A DÚVIDA SE O CANDIDATO A PREFEITO SERIA MESMO SILAS OU JUSSARA), QUE AS ENTÃO BANDEIROLAS JUSSARETES ERAM UM BANDO DE "MOCINHAS" QUE TRABALHAVAM DESESPRERADAMENTE PARA RECEBER E IR TROCAR A MIGALHA DO PAGAMENTO POR DROGAS....É, CONTRATARAM EM SUA MAIORIA E NÃO ERAM APENAS 6 PESSOAS, QUE ELAS GANHAVAM 50 REAIS POR SEMANA PRA BALANÇAR SEUS BRACINHOS.... ENQUANTO ISSO O SR BIRA, LEVANTAVA GENTE PRA IR AOS BAIRROS NUMA SUPOSTA PESQUISA EM QUE QUEM ASSINASSE "TERMO DE COMPROMISSO" COM SILAS, GANHARIA APENAS POR UMA ASSINATURA (NÃO VOU DIZER VENDA DE VOTO) MAIS QUE AS JUSSARETES...CERCA DE 100,0 POR ASSINATURA, E OS PESQUISADORES, 10,00 POR CADA ASSINATURA CONQUISTADA... TEM COISA ESTRANHA AÍ...

MAS SE HOUVER UMA RENÚNCIA, QUE TIRO CERTEIRO ESTARÃO DANDO NA JUJU E SILAS ACABARÁ SILASCANDO!!!! HAHAHAHA

Anônimo disse...

AS URNAS NESTE PAÍS NÃO SÃO MAIS SUFICIENTES PARA DAREM RESULTADOS A ESTE OU AQUELE CANDIDATO.HOJE PRECISA PELO JEITO DE TER OUTRAS COISAS PARA SEREM CONSIDERADOS ELEITOS.

Anônimo disse...

Infelizmente se isso acontecer , é prova de que o VOTO não vale porcaria nenhuma quem manda é quem está no poder no nosso caso minas é manipulada pelos tucanos , vamos aceitar isso assim?

Anônimo disse...

Alguém tem que tomar providencias pra que aquele que tá acobertando todas os erros e maracutaias feitas pela jussara na então campanha do seu candidato, seja transferido e em seu lugar seja ocupado por alguém que seja imparcial , como deveria acontecer...tomar partido nesse caso é ilegal e imoral...
Não sei de quem é a responsabilidade disso, mas que tem alguém por tras
acobertando lá isso tá...

Anônimo disse...

na verdade caro silva a turma da juju está cada dia mais espaçosa! no facebook a turma do dr sumiu, será pq? com isso, eles falam o que querem e ninguem defende o outro lado. acho que e hora de uma reacao dura, nao acha? quero saber o q vc pensa

Anônimo disse...

Vocês não fala que o Procurador Regional Eleitoral deu parecer favorável a cassação do sr. Marcos Cherem. O promotor local, com todo respeito a atuação dele, parece que não quis se melindrar com os politicos locais. Em BH, tanto o TRE quanto o Procurador são independentes e vão cassar o sr. Marcos Cherem que cometeu inúmeros crimes eleitorais.

Vai chorar na cama viu !

Anônimo disse...

Que pena... Lavras virou um picadeiro de circo! Esse pessoal que perdeu as eleições, estão adorando fazer toda esta palhaçada porque assim não deixam o candidato que ganhou mostrar serviço! Os derrotados sabem (pelo exemplo que este tal de Xerém deu como vereador) que, se deixarem o homem governar, ele vai fazer tudo certo e vai virar herói. Porisso os derrotados não dão socego! E ainda parece que tem apoio de outros poderes o que é mais triste ainda! Outra coisa engraçada pe que com tantos processos na justiça de erros graves, a ex adiministração não foi nem cogitada de cassação e agora querem cassar um prefeito que o POVO escolheu por mitivos de campanha eleitoral feita com o dinheiro do próprio candidato! Que coisa esquisita! E os que perderam, usaram dinheiro de quem? E esse negócio de falar que só os derrotados estão escrevendo nas redes sociais, é porisso mesmo: ELES NÃO TEEM NADA A PERDER E SÓ QUEREM VIVER DE NOVO RECEBENDO DINHEIRO PÚBLICO, QUE RECEBERAM NOS 8 ANOS PASSADOS! É tudo uma VERGONHA, e só Lavras está perdendo com isto!

Anônimo disse...

Dr. Marcos no devido tempo tudo será resolvido, e temos certeza da capacidade e integridade com que conduz seu mandato. Pessoa séria, com princípios e com imensa vontade de levar Lavras para frente. Muita força!

Anônimo disse...

É muito engraçado uma Dona como foi essa tal prefeita que acabou com a cidade, e antes de sair destruiu tudo só para deixar o Dr. Marcos em apuros ficar fazendo armações de terceira. Ela é nojenta! Tenho raiva do tanto que ela prejudicou a cidade. Ainda bem que saiu...e saiu tarde... chega de Menecucci.. acabou o feudalismo em Lavras... bem feito!

Anônimo disse...

"DAQUI NUN SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA!"
Um tal individuo de nome cesar morris escreveu algo dizendo , ou melhor perguntando se ele, o prefeito, é medico ou agrônomo, por causa dos matos...
TUDO ISSO esse indivíduo DEVERIA SABER (ele sabe)QUE FOI FEITO PROPOSITALMENTE pela sua ex madrinha, que fez de tudo pra que a CIDADE ficasse no estado em que se ENCONTRA e mais, foram transferidos pra PM um valor X em reais pra PAGAMENTO DA MARCO XX, que a jussara, irresponsável deixou de pagar TAMBÈM de POPÒSITO..agora tem gente por tras disso NAÔ PERMITINDO que esse dinheiro fosse pra finalidade pra o qual ele foi devolvido...SRes vereadores, que deram a ideia, agora lutem pra que esse dinheiro seja levado ao fim a que se destina, ou seja,PAGAR parte da MARCOXX....

Ao Anõnimo daí de cima....
Quem mandou o resposnsavel por acobertar tudo o de errado que a jussara fez, foi o governador, na época amigo, muito amigo do filho do ex candidato...
O governador tem tudo a ver com o que acontece aqui... governador, lembre-se...haverá eleições daqui a e vc talvez se candidate...pense nisso...lavras é uma cidade gde e se depender da jussara, tás ferrado na cidade...por tudo que anda acodntecendo, o povo a cada dia fica com mais raiva da jussara, sua amiga....quem avisa amigo é...falô?

Anônimo disse...


Os buracos e os matos que estão nas ruas não são de 5 meses, isso é desde o ano passado. O prefeito não é Deus para consertar a cidade em 5 meses.

Anônimo disse...

Sr Leandro moretti...um lembrete..."sente-se em cima do seu rabinho, antes de falar do rabo alheio"..
Aqui na cidade quem n o conhecia, ja o conhece de sobra, ok sr edil????

E outra, sr maria vai com as outras...antes de falar qq coisa na tribuna, você deveria dizer assim....boa noite, etc etc etc, voce deve dizer..."entre aspas" e no final "fechar as aspas", pq TUDO O QUE VC DIZ NA SUA TERCEIRA PARTE È ipisis, literis ditado pela sra. prefeita...é só a gente fechar os olhos pra saber que quem fala á sa jussara, que de forma alguma quer largar o osso...
Vc n tem capacidade de aos cinco meses restar por dentro de tudo, pra falar da forma que fala, só não fala, pq a jussara não ermite, é que fale desse governo corrupto que foi o dela....

Lavras continua amarrada em BH...acho que na lista dos funcionários do Silas, que dizem que farão parte do governo dele, se entrar, pq estou ouvindo dizer, que se entrar hoje, amanha sai, o povo NÂO o quer na PM,n foi nele que o povo votou pra que ocupasse a PM de Lavras...o primeiro funcionario seu será o anastasia e o segundo o seu filho...anastasia deve acumular funções...pq ele pode"""", rsrs, engraçado, né gente???? só rindo msm!!!

Anônimo disse...

Iiiiii cesar morris, ficou mal na fita hein? quem diria...com esse jeitão de o "todo poderoso" caiu por terra..mas da forma como vc se comporta era de esperar isso e muito mais...a verdade tarda, mas não falha!!!!
Agora será que alguém poderia puxar o "currículo" do Leandro collor moretti?...depois comparamos, pra ver quem dos dois é pior, se é que dá pra comparar...
Rindo muito...kkkk

Anônimo disse...

DEsde ano passado venho querenddo saber pq o filho do ex candidato não tomou as providencias pra que o nome de seu pai saia da tal lista negra....
Eles trabalham com provas e isso é muito bom, mas kd as provas de que seu pai não está relacionado na listagem??? se for montagem faça publicar nas redes sociais, jornais e tudo a que vc tiver direito e alcance o livro original , ou carta capital original, pra livrar seu pai dessa
vergonha....pq pra mim isso é vergonhoso...se ele n tem nada a ver com isso, que prove...dizerem que n podem falar , que td é mentira, isso não chega a ser uma prova concreta....
Fico aqui no aguardo!!!!

Anônimo disse...

QUERO PERGUNTAR PARA O PT -

A CIDADE ESTÁ SENDO DESTRUÍDA PELO CHEREM, OU JÁ ESTAVA DESTRUÍDA PELA JUJU?


Anônimo disse...

Fica claro no post do CaSSildo que eles sabem que serão cassados. Eles usaram da ilegalidade, jogaram sujo. Agora terão que sair pelas portas dos fundos.

Renunciar ou não, o que importa é ver Lavras sem essa MAFIA.

Anônimo disse...

Lendo a pouco a fala da ex secretaria de educação falando de carga horaria kkkkkkkkk sua gestão foi a que mais deu horas extra pra galera que não cumpria horario, foram 8 anos os puxa saco ganhando hora extra sem cumprir as 6 horas obrigatoria, será que agora ela mudou os oculos e começou a enxergar? só que ta vendo chifre na cabeça de cavalo né lindinha.

Anônimo disse...

Silva Júnior, boa tarde.Achei super engraçados,os comentários sobre a famigerada cassação de Dr.Marcos;-01 - a Srta.MARIA APARECIDA POSSATO está sendo cassada de que???????????????????;
2 -Me contaram,tmb (um passarinho) que uma irmã do candidato derrotado,já estaria providenciando um novo vestido para um evento que aconteceria na cidade, dentro de poucos dias.
O seguinte: alguém aí já parou prá observar e compromvar, que po Prefeito eleito em Lavras, com a maioria de votos, eleito pelo povo, como manda a DEMOCRACIA, continua trabalhando BEM e realizando coisas que jamais houveram nesta cidade?
Será que já pararam prá pensar que "a oposição" está atirando em seus próprios pés, porque o governo DR. MARCOS CHEREM continua sereno e calmo,tal como é a impressão que ele trasmite diretamente prá quem quer que seja,que converse com ele, que sejam apenas por alguns minutinhos apenas?
Será que isso nunca vai acabar?
Alguém já observou que o Prefeito não tem motorista de gabinete e nem fica usufruindo prá cima e ´ra baixo (ditado popular) em carros oficiais, com combustíveis pagos pela população?Alguém tá sabendo que ele já pagou grande maioria dos funcionários da gestão passada e que as contas da Prefeitura estão praticamente sob controle, e que ninguém fala mais nisso?quanto foi mesmo que deixaram de pagar?Aqueles que ficaram esses meses todos sem receber suas rescisões e etc e tal,continuam correndo atráz de uma candidatura que já está consolidada como "derrota?"
Ai gente, pensem nisso.Vamos trabalhar, todos juntos com um mesmo objetivo que é o desenvolvimento e o crescimento da cidade...não é o que todos queremos? ou então está se confirmando a questão dos cabides de empregos, coronelismos, etc.
Ahhhhhh, façam-me o favor, né?