terça-feira, 24 de setembro de 2013

A CÂMARA E SEUS HORRORES


Discussão após a agressão feita pelo vereador Edmar do Paiol. Ao fundo, o vereador Cléber Pevidor que, mesmo sendo delegado de Polícia, preferiu não intervir após a agressão. Caso foi parar na delegacia. TVU filmou tudo.



A sessão da Câmara, que vem se assemelhando a um palco de guerras políticas e pessoais, a meu ver, não trouxe nenhuma novidade, mas, apenas aos olhos do chefe de executivo, mostrou forcosamente uma realidade ainda não vista pelo foco embaçado devido a cortina de fumaça que vem se formando e ignorada dentro do Palácio.

Com uma Câmara tomada de professoras que usavam preto pelo rombo de R$ 5 milhões nos cofres do Fundeb, o que se viu foi um embate da bancada de oposição, quase enfadonho, em cima de prazos recursais como que se fossem o grande mote em discussão, não sendo  atacado o mérito do buraco e sua veracidade ou não. Sem o cerne devidamente atacado, restou no íntimo de cada um a certeza dos desvios, mas que, diante do não ter o que se combater, valoraram os prazos e condições da ação do legislativo pela rejeição das contas da prefeita, num profundo e absoluto atestado de corporativismo político, o que no campo da política já era de se esperar.

Os vereadores Tilili, Dr. Cléber e Leandro Moretti, este último, futuro candidato a deputado estadual, de quem não se esperava uma conduta adversa, votaram a favor das contas da prefeita sem sequer atacar os motivos que levaram aos desvios de quase R$ 6 milhões de reais. Foram vaiados pela multidão e de longe aplaudidos pela ex-prefeita. Permaneceram fiéis ao partido e a sua alteza em sua cadeira dourada.

O que não era esperado e chamou mais a atenção, foi a votação de alguns vereadores. Para o Palácio, o voto de Alisson Matiolli era dúvida. Contrariou a expectativa e votou a favor da rejeição das contas,abrindo com isso uma possibilidade de dialogo maior com o Palácio Perimetral.

De Lila era esperando o grande sinal pela adesão ao grupo do Palácio. Na hora h, seguindo os instintos mais primitivos do seu partido, refutou. Lila votou a favor da prefeita em prol dos desvios do Fundeb e sinalizou que a parábola do escorpião e da cobra é tão provável e real e presente no dia a dia. Manteve-se alinhado ao partido. Desalinhou-se junto a forçosa nova e coalisao.

Chapisco, que de tão nervoso entre as pressões sofridas nos últimos dias, não escondia o estado físico-emocional durante a sessão e, entre uma leitura parca de um parecer roto, emanou o carimbo de “pago”, numa revelação intima de sua raiz política predileta, no recibo que fora colocado na sua mesa política em um passado não tão remoto. Com caretas para algumas professoras, carimbou o atestado do desvio como: “isso não vale nada” e votou a favor da prefeita. Foi coerente. 

O voto de Carlão da Saúde foi outra surpresa. Há tempos dando sinais de insatisfação em relação ao Palácio pelos corredores da Saúde, o vereador, marcado pela discrição, não sucumbiu ao apelo do novo grupo político e retribuiu o apoio do passado votando contra o parecer que aniquilaria politicamente a ex-prefeita. Como servidor público foi questionado pelas professoras. Saiu à francesa e com uma frase que faz pensar: “...devo muita obrigação a prefeita”. Ficou a interrogação.

 José Henrique era outra grande dúvida. Dissidente desde a votação para  a presidência da Câmara, o voto do vereador era o chamado “metralhadora na mão de macaco”. Você sabe que um tiro vai sair, mas não sabe onde e nem em quem vai pegar. José Henrique, que a meu ver, votaria a favor da prefeita pelo seu discurso introdutório, votou a favor do parecer e contra a prefeita. Revelou-se uma surpresa para o Palácio. Pelo jeito, vai tomar um café em breve.

Edmar do Paiol entrou em combustão espontânea e pôs fogo na votação, literalmente. Visivelmente desconfortável e pressionado por seu partido de origem, o vereador tentou desconversar e arrumar um pretexto para votar a favor da prefeita. Não conseguiu. Entre vocábulos por vezes incompreensíveis e outros recheados de fervor, o vereador votou contra os interesses das professoras, deixando-as perplexas. Para o Palácio o voto dele teria sido contabilizado como certo em prol da rejeição das contas. O prefeito enganou-se. Para piorar, ao receber vaias das professoras, o vereador agrediu fisicamente uma delas. Saiu no camburão policial e os votos dele no camburão eleitoral com uma classe, com mais de 2 mil profissionais, estarrecida e irada com o edil. Para os que votaram a favor, uma noite tranquila e em paz com o professorado e sem o desconforto das vaias. Fizeram o seu papel.

Ao final de tudo, ponto para a prefeita que lançou a todos, que votaram a favor dela, na fogueira política; lavando suas mãos bem como o token do Fundeb e livrando-se  da punição política por desvios do dinheiro da educação. Jussara saiu lavada. Os vereadores que votaram a favor dela, literalmente chamuscados de lama e fuligem da cremação junto ao prefessorado.

Mas a leitura política, ainda que controversa, é favorável ao Palácio. Consolidou-se uma grande maioria, por mais que se pareça ainda uma colcha de retalhos política, mas que agora terá que se homogeneizar devido à votação que definiria “Quem é quem” nas bases de oposição e situação.

Há quem diga que os que votaram contra o prefeito correrão até o Palácio no dia de hoje para pedir o perdão e tentar manter algum arranjo e cantinho político mais confortável. Há quem diga que as portas estarão fechadas. Confesso que não sei. Para o grupo político do prefeito, a votação deixa a prefeita  viva para 2016, mas com uma classe inteira armada contra ela.  Há quem diga que a votação separou o joio do trigo político e que de agora em diante, os pesos serão dados a quem de direito. Para os vereadores restou a certeza: “Hoje nossas reais ambições e predileções foram expostas, ao vivo, para qualquer um ver; até mesmo para o prefeito”.


Restou o legado: Hora de mudar e flexibilizar as relações em prol do grupo. Para os vereadores que deram o salvo conduto, o risco de degola na próxima eleição é iminente. 

Para a Câmara um recado: o custo e benefício de tudo isso, ao longo do tempo, cada um dos vereadores descobrirá.

Para o Palácio, outro recado: é preciso humanizar as relações e fortalecer o grupo para futuros embates. 2014 está muito próximo. 

23 comentários:

Anônimo disse...

Palhaçada..e esse vereador Tilili diz que é professor...ensinou o que e pra quem?Ensinou que roubar é uma arte e que se ferre a educação...Ridículos!!!Esqueceram que o pouco que sabem, se é que sabem algo,VCS TIVERAM PROFESSORES!

Anônimo disse...

Diga-me com toda sinceridade: caso houvesse desvio mesmo, o MP já nao teria denunciado a ex.prefeita por improbidade, assim como o fez com o CAP em 2004?

Não é crível que uma auditoria contratada a mando do atual prefeito tenha credibilidade, concorda?

O que tem nisso tudo é uma política provinciana que não deixa a cidade progredir.

Marcos Cherem saiu chamuscado por usar algumas professorar para atingir seu intento de deixar a prefeita inelegível e favorecer o seu irmão, o deputado fabio cherem.

Anônimo disse...

Sinto muito discordar de vc amigo, o que foi a julgamento foi um dos pilares do estado democrático de direito e da Justiça. O parecer "jurídico" afastou qualquer possibilidade de ser aceito pelas suas própria razões. O pedido de "mitigar a lei" é um atestado de incoerência, pois se a lei pode ser mudada devido à pessoa ou o fato, estamos em estado de exceção. Naquele momento nossos edis estavam julgando uma prestação de contas. Dar ao julgador o direito de mudar ou flexibilizar a lei é afrontar o direito a um processo legal e contraria a constituição que dá a todos os mesmos direitos. Vc como operador do direito sabe que os prazos são peremptórios na justiça. Não quero aqui inocentar nem acusar ninguém, mas que foi uma anti-aula de direito foi. Principalmente com a claque interrompendo sem nenhuma educação, os que estavam interpretando a preliminar com isenção, no passado recente vimos esta cena muitas vezes e o resultado foi tão pífio como o parecer "jurídico" apresentado. Dura lex sed lex, diziam os latinos e esse adágio permaneceu vivo ao longo dos séculos para nos avisar que a lei não é exercida pelos meus sentimentos, mas pela razão e pelas normas insculpidas nas lei. Ademais, "nula poena sine legem", mudar a lei em um julgamento é desprezar o processo legislativo, os edis que concordam com a "mitigação da lei" deveriam antes proporem sua mudança na lei, nunca dentro de um processo de julgamento onde não havia nenhum pedido de mudança de artigos do regimento interno e da nossa constituição municipal.
Bom dia, cordiais saudações.
Luiz de Almeida.

Anônimo disse...

por favor alguém pode me dizer o que esse Edmar do paiol ta fazendo na câmara?depois daquel texto enorme que o jose márcio leu,o Edmar não sabia o que ia ser votado?como assim?tava fazendo o que,nao prestou atenção porque?ele é agente de saúde da zona rural,amargou 8 anos com a jussara no poder e agora vem puxar o saco dela e o carlao a mesma coisa,a não ser que eles tinham alguma vantagem.....

Anônimo disse...

Os monstros do "circo de horrores" todos comissionados pelo sr Cherem, A começar pelo assombração do Possato.

Plinio Fassio disse...

A questão não é ser favorável a este ou aquele, mas sim mostrar-se alinhado com a verdade e o bem comum. Esperamos de vossas senhorias compromisso com o bem de Lavras. Infelizmente, não é o que está acontecendo. Façam-nos um favor: Legislem para Lavras e os lavrenses.
Vocês são ridículos.

Anônimo disse...

Acho que uma empresa de auditoria não colocaria seu nome em risco por causa de um prefeito, uma auditoria é uma coisa séria onde os fatos relacionados a contabilidade são minunciosamente analisados, e o contador responde solidariamente,por ter maquiado as contas. Acho que os vereadores que votaram a favor da aceitação das contas da prefeitura no ano de 2011, não sabem ler um relatório contábil ou se fizeram de bobos para não desagradar a EX prefeita. Votar a favor de um roubo é um crime que esses vereadores cometeram, mais todo crime tem uma punição a dos vereadores que votaram a favor da EX prefeita vai chegar um dia.
Desculpem os erros de português.

ATT

Anônimo disse...

os argumentos dos defensores foram os mesmo só falaram no prazo outro não entendia ou fazia de bobo votou depois queria que queria justificar o seu voto se ele mesmo não sabia o que estava votando, foi muito bom, para bens pela vitória.

Anônimo disse...

PALHAÇADA JUDAS!!!!!

LEMBREI-ME DESTA MUSICA!!!!KKKK
Eta espinheira danada
Que pobre atravessa pra sobreviver
Vive com a carga nas costas
E as dores que sente não pode dizer;

Sonha com as belas promessas
De gente importante que tem ao redor
Quando entrar o fulano
Sair o ciclano será bem melhor
Mas entra ano e sai ano
E o tal de fulano ainda é pior
Esse é meu cotidiano
Mais eu não me dano pois Deus é maior.

O mundo não acaba aqui
O mundo ainda está de pé

Enquanto Deus me der a vida
Levarei comigo esperança e fé!

Eta que gente danada
Que esquece de vez a palavra cristã
Ah, eu queria só ver
Se Deus se zangasse e voltasse amanhã;

Seria um Deus nos Acuda?
Um monte de Judas querendo perdão
Com tanta gente graúda
Implorando ajuda com a bíblia na mão

Mais a esperança é miúda
E a coisa não muda não tem solução:
Nem tudo que a gente estuda,
Se agarra e se gruda, rebenta no chão

Anônimo disse...

Mais uma vergonha para Lavras através desses incompetentes, ignorantes, e puxa sacos da prefeita...aproveitem, pq o final de vocês já está com carta marcada...esse Edmar do paiol, então......
Uns medrosos que não tem a coragem de se mostrarem e querem fazer uma vereança ao modo rédea...a ex leva-os pra onde quer...vergonhosa essa atitude desses irresponsáveis..
Mais uma vergonha, dentre tantas outras, para lavras...
Provado e comprovado o desvio de verbas destinado aos professores, e ainda tem quem julga a favor...Se eu fosse o prefeito pegava todos os documentos e através de uma comissão seria, estudasse tudo de novo e jogava na cara de cada um desses que votou a favor da ex....

Anônimo disse...

Fiquei estarrecido com que vi na TV. Foi a primeira vez que assisti reunião. O despreparo de alguns vereadores é assustador. Nós que eleger melhor para melhorar a cidade. Precisamos urgente de pessoas de visão. Os vereadores precisam ter uma meta em comum, se não vai ser sempre essa baderna. Vou dar uma sugestão que correr atrás de melhorar IDH de Lavras e elevar a níveis da Europa. É possível fazer basta planejar. Vamos ser orgulho e não vergonha.

Anônimo disse...

Só uma dica, uma empresa de auditoria nao ia se queimar por causa de um prefeito e um Tribunal de Contas do Estado? Iria? E o Ministerio Publico? Iria? o Tribunal deu um parecer favoravel a ex prefeita e o atual resolveu auditoria por uma empresa particular so pra deixa la inelegivel, nenhum deles estao preocupados com o 5 milhoes (se teve desvio ou nao), se isso fosse importante, o MP ja teria denunciado a ex prefeita...o Cherem so quer deixar o caminho livre pro irmao deputado ano que vem, sera que ninguem enxerga assim???

Horror de Político disse...

ESSA CÂMARA MUNICIPAL É A CARA DA POLÍTICA LAVRENSE... A CULPA NÃO É DO COITADO DO EDMAR, A CULPA É DO POVO, BURRO E IGNORANTE QUE VOTA EM ANALFABETOS DE PAI E MÃE!!! BAIXARIA É O QUE RESUME OS POLÍTICOS DE LAVRAS QUE SÃO PLAYBOYS, PILANTRAS E DOUTORES QUE ACHAM OS DONOS DA CIDADE!!! CAMPANHA DIMINUAM O Nº DE VEREADORES!!!

Anônimo disse...

Silva junior, tenho muito respeito pela sua pessoa e seu trabalho, mas achei de certa forma um pouco "ridiculo" o seu parecer sobre o acontecido na reunião da camara. Se o Sr procurar saber realmente sobre a confusão,vc vai ver q o tal Edimar não agrediu ninguem, mas sim foi agredido! e só pra corrigi-lo o Dr cleber não é mais policial. já está aposentado, e alem disso ele não tinha nenhum aobrigação se quer de de interferir na confusão.Até mesmo por que já existe um segurança na camara. Na minha opnião o feio msm foi essa pessoas sem classes que foram na camara para agredilo. Obrigado pela atenção, e FICA A DICA ;)

Anônimo disse...

VOU DAR UM CONSELHO PARA OS CIDADÃOS LAVRENSES DE BEM:

FAÇAM O POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL PARA QUE SEUS FILHOS ESTUDEM E POSSAM TER A CAPACIDADE DE SABER ENTENDER O QUE É CERTO OU ERRADO, O QUE É UM POLÍTICO DE VERDADE.

ENSINEM AOS SEU FILHOS O QUE É TER CARÁTER.

SERÁ QUE OS VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA A VERDADE ACHAM QUE SEUS PRÓPRIOS FILHOS NÃO SÃO CAPAZES DE PERCEBER QUE SEUS PAIS ESTÃO SENDO A FAVOR DE UM MUNDO MUITO PIOR EM QUE ESTAMOS VIVENDO?

TIVE MUITA DÓ DO EDMAR DO PAIOL, POIS PROVAVELMENTE DE TER SIDO ELEITO POR UMA PARCELA DA POPULAÇÃO HUMILDE DE LAVRAS, MAS QUE INFELIZMENTE PARA REPRESENTAR O POVO NÃO BASTA SER HUMILDE. UM BOM POLÍTICO ALÉM DA HUMILDADE TEM QUE TER A CAPACIDADE DE SABER LER E ENTENDER O QUE ESTÁ CRIANDO, VOTANDO E ATÉ MESMO CRITICANDO.

COMO O EDMAR QUERIA JUSTIFICAR ALGO QUE NEM SABIA DO QUE ESTAVA SENDO TRATADO.

INFELIZMENTE CONSEGUIRAM COLOCAR MINHOCAS NA CABEÇA DO POBRE COITADO.



Ted Rommel disse...

KKKK. Lavras continua um circo!!!

Anônimo disse...

Depois de assistir à Reunião de ontem, já sei em quem "não votar" em 2016. Qual o melhorzinho deles: "Sô Zé", incrível, mas é o melhor analista político, o que melhor se alinha ao povo.

Anônimo disse...

"a níveis da Europa"? parei aqui..

Anônimo disse...

O QUE É MAIS REVOLTANTE É TER UM BANDO DE PUXA-SACOS DEFENDENDO A POLÍTICA SUJA DE LAVRAS. CADA UM PROCURA LEVANTAR A SUA BANDEIRA POLÍTICA A FAVOR DO POLÍTICO X, Y OU Z. NO FINAL DAS CONTAS, TODOS ACABAM SENDO FARINHA DO MESMO SACO. AINDA ESTÁ PARA NASCER UM POLÍTICO QUE AO FINAL DO SEU MANDATO NÃO VAI DEIXAR DE SE APROPRIAR ILICITAMENTE DO DINHEIRO PÚBLICO. A MAIORIA DOS POLÍTICOS REALIZA AS SUAS "GRANDES" PROMESSAS SÓ NO FINAL DO SEU MANDATO E INFELIZMENTE ALGUNS ELEITORES AINDA SE DEIXA ENGANAR POR ESTES "FEITOS". QUANDO DIGO PUXA-SACOS, ISSO TAMBÉM SERVE PARA OS QUE SE DIZEM "FORMADORES DE OPINIÕES", MAS QUE NO FUNDO NÃO PASSAM DE GRANDES FARSANTES, POIS MUITO DELES MAL SABEM REDIGIR UM TEXTO E NÃO SABEM DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA ACERCA DE DETERMINADOS ASSUNTOS.

Anônimo disse...

Como os vereadores que estavam no poder como Dr. Sebastião, Anderson Garçom, Daniel , Dr. Marcos Cherem, não fiscalizaram este suposto desvio do FUNDEP? Isto não é função do vereador: FISCALIZAR, denunciar?

Anonimo

Anônimo disse...

E um tal de ex delegado falando na rádio...ridícula a posição dele...a favor do roubo...vcs estão ensinando o povo a roubar e depois não me venham com desculpas amarelas...
Esse tal de tiririca é outro que tem família e deu tbém um belo exemplo de que roubar faz bem a saúde..
Chapisco é outro que se esqueceu que não é mais presidente da câmara e não pode ficar contra a ex porque não é legal, não é coerente...Coerencia moço é fazer as coisas dentro da legalidade..
O Edmar do Paiol não sei o que dizer, não entendo nada do que ele fala, a não ser o entendimento qto a votação...
O tal da saúde , da ética, se esqueceu por alguns segundos o que é ética...ética rapaz, é você andar dentro do que é certo...se seu pai fizer algo errado, vc vai a favor dele pq é seu pai mas qta ignorância...vcs irão ver qdo forem se candidatar de novo..pq se dizem eleitos pelo povo e que vão trabalhar pra o povo e dão um deslize desses....olha que o grupo de professores elege e tira quem eles quiserem....e não fica falando que pensou em sair , isso e aquilo, tá é com medo de não se reeleger, o que de fato vai acontecer....

Anônimo disse...

Está na pauta do TRE para 01/10/2013 o julgamento de cassação do sr. possato. será que vai rodar?

Anônimo disse...

Acho uma boa ideia dos professores retornarem a reunião de hoje na câmara pra bater de frente com o tão categórico, puxador de saco e pensa carregar com ele muitos votos através de seu horário na radio cultura...Já está fazendo sua campanha, isso é permitido???

Bem acho que as professoras são pessoas normais que forma atacadas tbém pelos seres edis(alguns), mas algumas deixaram o ódio subir á cabeça e perderam a classe...
Devem ir sim, mas tentem ficarem mais brandas, brigas não nos leva a lugar nenhum..
Marcos Cherem não tem nada a ver com isso, sres edis da oposição..
È de uma educação e de uma classe que pra vcs chegarem perto, tem que estudar muito.....