sábado, 7 de setembro de 2013

DOMÍNIO PRECÁRIO





O sistema único de saúde: pontos positivos e negativos.

Texto transcrito da redação – Ipsis litteris

         Em pauta nas discussões envolvendo os investimentos dos governos federal, estadual e municipal, a saúde pública é o gargalo obrigatório dos dirigentes públicos e uma das principais reclamações dos contribuintes.

        Garantido o direito a saúde pela Constituição, os serviços prestados pela municipalidade sofrem com uma demanda cada vez maior por parte da população, bem como uma maior celeridade nos procedimentos a serem demandados pelo poder público que, com limitações recursais e de pessoal, se vê pressionado pelo contribuinte e pela reclamação quanto a morosidade do atendimento e de suas necessidades. Outro fator que vem pressionando o poder público é a intervenção do Ministério Público que, amparado na obrigatoriedade do Estado, impõe aos administradores algumas ações em relação a saúde, de forma imediata, sob pena de uma ação civil pública.

       Portanto, os pontos positivos podem sem elencados sob o ponto de vista de uma vontade dos dirigentes e servidores em prestar um serviço de qualidade. Outro ponto positivo é a implantação descentralizada de unidades de atendimento nos bairros da cidade, levando com isso a saúde pública até a população mais carente.

       Quanto aos pontos negativos há que se observar os dados referentes a demanda reprimida de exames e o fornecimento de medicamentos aos assistidos por programas de atendimento e fornecimento de remédios por parte do sistema único de saúde.

       Outro ponto a ser analisado é a, ainda, carência de profissionais médicos para atender o grande volume de atendimentos necessários e também ao atendimento preventivo nos postos de saúde. Alguns avanços foram feitos através dos chamados Psf’s, mas, com isso, ainda se mantém o gargalo dos atendimentos emergências.

       Resta ainda, entre pontos positivos e negativos, ações a serem feitas e programadas. É preciso descentralizar o atendimento e o gerenciamento da saúde no município com ações de prestação de serviços e orientação aos usuários nos bairros da cidade. Através de uma conduta mais próxima do cidadão, os agentes públicos poderão descobrir suas reais necessidades e procurar atender os seus reais anseios.



Nota dada para a minha redação  -  1,25 – Insuficiente =  Domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e convenções de escrita.


Conforme informações e comprovação após pedido formal para ter acesso a prova de redação, abaixo segue a foto da prova onde aparece o cabeçalho com nome e assinatura arrancados do corpo da redação.


12 comentários:

Anônimo disse...

SILVAO ! TEM UM VEREADOR ARMANDO PRO MOTTA APLICAR A PROVA PRATICA PRA PASSAR A TURMA DA JUJU NO CONCURSO. SERÁ QUE É VERDADE???? APURA AI!

Anônimo disse...

se eu fosse da comissão do concurso, pedi pra ir no banheiro e saia de fininho........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tu es um analfabeto hein SILVA JUNIO!!!

Anônimo disse...

Olha,sem entrar no mérito da questão se a redação foi boa ou não, só quero fazer um comentário ao cidadão acima. Como você, com um português tão ruim, tem a coragem de palpitar sobre a redação do Sr. Silva Junior?Não se vai no banheiro meu caro. Se vai AO banheiro. Aprenda primeiro , corrija depois.

Anônimo disse...

nao fui contra ele nao! fui contra o tiririca que so faz titica...tb achei uma vergonha uma nota dessa pa uma prova tao boa!

Anônimo disse...

silva jr, depois desse absurdo alguem da tal comissao pediu desculpas pra vc? é um absurdo! isso é perseguição politica clara! pq vc nao denuncia no Ministério Público?
abraços! solidariedade minha

Anônimo disse...

Voce é semi analfabeto, não diferencia "o" de "e". Compra um csderno de caligrafia...

Anônimo disse...

Se eu fosse você reconheceria os erros ao invés de criticar a corretora. Esta, logico, é só a minha opinião. Eu respeito a sua caso pensar diferente de mim.

Vi que você pulou uma linha para concluir a redação. Isso não pode. Além disso, excedeu o número de linhas da redação. Isso, por si só, já seria suficiente para que tirasse 0.

Mas sua redação, em que pese esses detalhes, ficou muito coerente e com bons argumentos. Não fosse pelos erros que citei acima, acho que você tiraria quase o total de pontos.

Fiz um concurso recentemente e também fui reprovado na redação. Acontece. Esses critérios são muito subjetivos...

Você vai entrar com recurso para revisar a pontuação? Este é um direito seu e acho justo que possa pleiteá-lo. Abraços.

Anônimo disse...

Suas observações quanto ao tema são pertinentes, contudo, ao transcrevê-las, nota-se que lhe faltou o domínio da língua escrita formal. Suas ideias são boas, mas você não conseguiu concatená-las de forma cronológica e lógica. A nota atribuída ao seu trabalho, do meu ponto de vista, é justa.

Anônimo disse...

silva por favor alguem pode dar alguma informacao sobre as casas do judith candido? na secretaria da acao social so sabem falar que naum tem prazo. E que a culpa e da copasa mas a copasa ja fez sua parte. O que ta faltando para a entrega das chaves? por favor nos de uma data e naum so boatos. obrigado

Anônimo disse...

Silva,

Eu tenho respeito por você porque, mesmo discordando da maioria das coisas que escreve, sempre posta no blog os comentários, ainda que contrários ao seu ponto de vista.

Isso deve ser ressaltado. Às vezes, quando escrevo em um outro blog, concorrente do seu, minha opinião nem sempre é veiculada.

Queria deixar a minha opinião aqui sobre esse certame. Eu não duvido da boa fé de quem idealizou esse concurso. Muito pelo contrário. Mas acho que faltou uma divulgação mais ampla, através dos principais jornais da cidade. Abraços e fique com Deus.





Anônimo disse...

A administração do prefeito pode estar tendo algumas falhas em algumas áreas, mas eu pelo menos não posso reclamar.

Liguei na ouvidoria e fui atendida.

Moro perto da Estação Costa Pinto, o atual teatro municipal, fui fazer uma visita lá uns dias atrás e fui maltratada pelo vigia que fica lá de dia, sem motivo algum. Me refiro a um cabeludo, que usa sempre roupa social e as vezes para esconder o cabelo usa umas boinas ao estilo chico xavier.

O chico que me perdoe a comparação, mas é só para eemplificar !

Ele me xingou e minha filhinha de 6 anos de idade também. Motivo : só porque pedi a ele para entrar lá e conhecer o local e para ela brincar lá no espaço externo.

Disse que eu estava atrapalhando
" o repouso " dele, fora os palavrões que ele usou contra minha pessoa, parecia até que estava possuído .

Achei um absurdo pois o local é público.

Reclamei com a ouvidoria e hoje passei lá e vi outro vigia, perguntei ao mesmo onde estava cabeludo, " trocaram ele de lugar", foi a resposta que eu obtive.

Parabéns a ouvidoria e ao
Dr. Marcos que está moralizando a prefeitura ! Repito, no meu caso eu fui prontamente atendida, e a ouvidoria funcionou de forma eficiente .

Na época da juju um caso destes entrava num ouvido deles e saia pelo outro de praxe,o " famoso ouvido de mercador " .

Anônimo disse...

Ouvi dizer que a entrega das chaves seria agora , se não me falha a memoria, dia 15 de setembro...mas a assistência social deverá entrar em contato com vcs....e deveriam informar pra vcs...acho até que foi na reunião da câmara que ouvi isso...